Prêmio Emater-MG de Criatividade Rural recebe inscrições até 31 de agosto
CI
Agronegócio

Prêmio Emater-MG de Criatividade Rural recebe inscrições até 31 de agosto

Concurso será oficializado nesta sexta-feira (1º), às 9h, na sede da Emater-MG, em BH
Por:
Concurso será oficializado nesta sexta-feira (1º), às 9h, na sede da Emater-MG, em BH

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) abre, nesta quinta-feira (31), as inscrições para o 5º Prêmio de Criatividade Rural. Os interessados terão o prazo até o dia 31 de agosto para inscrever o projeto, que deverá apresentar um técnico responsável, conforme regras do edital do concurso já disponibilizado no portal da empresa.



Destinado a estimular, identificar e divulgar inovações tecnológicas criadas por agricultores e pecuaristas, a 5ª edição do prêmio será lançada oficialmente nesta sexta-feira (1º), às 9h, na sede da empresa, em Belo Horizonte, na av. Raja Gabaglia, 1.626.

Sob o lema “Boas Ideias para melhorar a vida no campo”, o Criatividade Rural de 2012 elegerá os cinco melhores projetos e premiará os respectivos produtores e técnicos. Os prêmios, em forma de bens, serão adquiridos com recursos específicos, repassados pelo Banco do Brasil, instituição patrocinadora do evento.

De acordo com as normas, as obras deverão gerar impacto positivo no campo social, econômico, cultural e ambiental. Para tanto, a comissão julgadora levará em conta critérios de criatividade, exequibilidade, sustentabilidade, potencial de inclusão social e mérito. Cada critério corresponde a um peso específico, que varia de um a quatro.


De acordo o cronograma do concurso, os vencedores terão seus nomes divulgados em 26 de outubro. Já a premiação está marcada para 6 de dezembro, data em que se comemora o Dia Nacional do Extensionista Rural, profissional de variadas graduações que atua no serviços de extensão rural.

Segundo o coordenador técnico Wilson Rosa, um dos organizadores do Prêmio Criatividade Rural, agricultores e pecuaristas estão sempre criando soluções para facilitar o dia a dia no campo, aumentar a produtividade das atividades rurais, gerar mais renda, diminuir custos de produção e aproveitar recursos disponíveis nas propriedades. “Muitas vezes são inovações simples e de baixo custo, mas que permanecem no anonimato se não tiver um incentivo para valorizar e reconhecer essas iniciativas” argumenta.

De acordo Rosa, em edições anteriores, o Prêmio de Criatividade Rural descobriu vários talentos e criações inteligentes e práticas, desenvolvidas por agricultores, que já estão disponíveis e ao alcance de muitos, trazendo soluções simples para problemas, muitas vezes, considerados de difícil solução.


Entre alguns equipamentos ganhadores dos últimos concursos estão: a armadilha para controle da mosca de chifre (um parasita bovino); o torno multiuso a pedal, usado na fabricação de caixas para apiário e formas variadas; o rebobinador caseiro de fita gotejadora, que facilita o processo de irrigação por gotejamento; e a colhedeira manual de mamona, que dá mais eficiência na colheita da oleaginosa e a ainda protege as mãos dos colhedores.

No último ano, quando foi realizado o 4º Prêmio de Criatividade Rural, a Emater-MG recebeu a inscrição de 160 projetos de todas as regiões do Estado, o que na avaliação do coordenador técnico, “mostra o crescente interesse dos participantes, no concurso”.

Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink