CI

Prêmio Esso de Jornalismo 2010 aponta os trabalhos finalistas

Vencedores serão conhecidos no dia 18 de novembro em cerimônia de premiação


Vencedores serão conhecidos no dia 18 de novembro em cerimônia de premiação

Com o recorde de 1.215 trabalhos inscritos em 2010, o Prêmio Esso de Jornalismo revela os 38 finalistas deste ano, divididos em 11 categorias de mídia impressa e uma modalidade de telejornalismo. Os vencedores desta 55ª edição serão conhecidos no próximo dia 18 de novembro, durante Cerimônia de Premiação a ser realizada no Hotel Copacabana Palace, no Rio.

Ao todo, 19 jornalistas, alguns dos quais integrantes de equipes dos maiores jornais brasileiros, examinaram durante cerca de 30 dias um total de 1.128 trabalhos de mídia impressa, entre reportagens, fotografias, primeiras páginas e criações gráficas, para concluir pela indicação de 35 trabalhos finalistas. Outros cinco jurados que integraram as duas comissões de mídia eletrônica indicaram, dentre 87 trabalhos inscritos, os três finalistas ao Prêmio Esso de Telejornalismo, que chega à 10ª edição consecutiva.

As comissões de seleção do Prêmio Esso de Jornalismo 2010 se reuniram nos dias 19, 20 e 21 de outubro, no hotel Miramar, situado em Copacabana, na cidade do Rio de Janeiro.

A escolha final dos vencedores de cada uma das categorias de mídia impressa caberá a uma Comissão de Premiação a ser especialmente constituída para esse fim. A designação do vencedor do Prêmio Esso de Telejornalismo competirá à mesma comissão de julgamento que apontou os trabalhos finalistas.

A foto vencedora do Prêmio Esso de Fotografia será escolhida via Internet por uma Comissão Especial de 50 jurados que votarão em um dos cinco trabalhos selecionados e adiante indicados.

Como em anos anteriores, todos os trabalhos de texto inscritos foram digitalizados e disponibilizados aos jurados através de site na Internet para exame preliminar, 40 dias antes do julgamento. O serviço de digitalização de mais de 10 mil páginas e a criação do site foi executado pela empresa DocPro.

Em 55 anos de existência, estima-se que mais de 28 mil trabalhos tenham sido submetidos a julgamento no âmbito do Prêmio Esso de Jornalismo, consolidando a sua condição de mais importante, tradicional e disputada premiação da imprensa brasileira.MELHORES DE 2010Para selecionar os trabalhos finalistas, as comissões examinaram 522 reportagens, séries de reportagens ou artigos; 168 trabalhos fotográficos; 177 trabalhos de criação gráfica em jornal, 91 trabalhos de criação gráfica em revista e 168 primeiras páginas de jornal, além de 87 trabalhos de telejornalismo e 02 inscrições ao Prêmio de Melhor Contribuição à Imprensa, totalizando 1.215 inscrições.

É a seguinte a relação dos trabalhos finalistas considerados os melhores de 2010, divididos por categoria a que concorrem, segundo a ordem de inscrição:

1 - FINALISTAS AO PRÊMIO ESSO DE REPORTAGEM

Renata Cafardo e Sérgio Pompeu,com o trabalho PROVA VAZA E MEC DECIDE CANCELAR ENEM, publicado no jornal O ESTADO DE S. PAULO.
Leonardo Souza, com o trabalho DOSSIÊ TRAZ DADOS SIGILOSOS DA RECEITA CONTRA TUCANOS publicado na FOLHA DE S. PAULO
Katia Brembatti, Karlos Kohlbach, James Alberti e Gabriel Tabatcheik, com o trabalho DIÁRIOS SECRETOS, publicado na GAZETA DO POVO (Curitiba)

2 - FINALISTAS AO PRÊMIO ESSO DE FOTOGRAFIA

Iano Andrade, com o trabalho O CAMINHO DE DUNGA publicado no CORREIO BRAZILIENSE.
Monique Renne, com o trabalho PRAÇA DE GUERRA NO BURITI, publicado no CORREIO BRAZILIENSE.
Alexandre Vieira, com o trabalho FAROESTE CARIOCA, publicado no jornal O DIA.
Jessé Giotti, com o trabalho EMOÇÃO RUMO AO HAITI, publicado no jornal A NOTÍCIA (Joinville).
André Teixeira, com o trabalho DOR E FRUSTRAÇÃO, publicado no jornal O GLOBO.
 
3 - FINALISTAS AO PRÊMIO ESSO DE INFORMAÇÃO ECONÔMICA
Cristiano Romero e Alex Ribeiro, com o trabalho OS BASTIDORES DA CRISE, publicado no VALOR ECONÔMICO.
Leonardo Souza, com o trabalho SEM CAIXA, GOVERNO SEGURA RESTITUIÇÕES, publicado na FOLHA DE S. PAULO.
Marcos Todeschini e Alexa Salomão, com o trabalho UM MERGULHO NA NOVA CLASSE MÉDIA, publicado na revista ÉPOCA NEGÓCIOS.

4 - FINALISTAS AO PRÊMIO ESSO DE INFORMAÇÃO CIENTÍFICA, TECNOLÓGICA E ECOLÓGICA
 
João Moreira Salles, com o trabalho ARTUR TEM UM PROBLEMA, publicado na revista PIAUÍ.
Herton Escobar, com o trabalho CERRADO: DEVASTAÇÃO AVANÇA SOBRE A SAVANA BRASILEIRA, publicado no jornal O ESTADO DE S.PAULO.
Flávia Junqueira, com o trabalho A VINGANÇA DO SARAPUÍ, publicado no jornal EXTRA.
 
5- FINALISTAS AO PRÊMIO ESSO DE PRIMEIRA PÁGINA

Bárbara Carvalho, Fabrício Cardoso, Edgar Gonçalves Jr., Denis Pacher, José Werner e Patrick Rodrigues, com o trabalho AINDA SOMOS O ÚNICO PENTA, publicado no JORNAL DE SANTA CATARINA (Blumenau).
Sérgio Costa e Daniela Fontinele Botelho, com o trabalho S.O.S, publicado no jornal CORREIO*.
André Hippertt, Alexandre Freeland, Ana Miguez e Leslie Leitão, com o trabalho FAROESTE CARIOCA, publicado no jornal O DIA
 
.6 - FINALISTAS AO PRÊMIO ESSO DE CRIAÇÃO GRÁFICA - JORNAL
 
Gil Dicelli, com o trabalho TRILOGIA INQUISIÇÃO - NO RASTRO DOS AMALDIÇOADOS, publicado no jornal O POVO (Fortaleza).
Tcha-Tcho, Eduardo Asta e Fábio Sales, com o trabalho CRONOLOGIA VISUAL DA COPA 2010, publicado no jornal O ESTADO DE S.PAULO.
Andréa Miranda Aguiar e Pedro Melo Heudes Régis, com o trabalho QUASE BRANCOS, QUASE NEGROS; UM PÉ NO SALÃO, OUTRO NA SENZALA, publicado no JORNAL DO COMMERCIO (Recife).
 
7 - FINALISTAS AO PRÊMIO ESSO DE CRIAÇÃO GRÁFICA - REVISTA
 
Elottim Barros, Ricardo Calil, Lino Bocchini, Alex Cassalho, Camila Fudisako, Thiago Bolotta, Caio Ferretti e Fujocka, com o trabalho EDIÇÃO ESPECIAL MORTE, publicado na revista TRIP.
Gabriel Gianordoli, Leandro Narloch, Alexandre Versignassi e Sattu, com o trabalho 19 MITOS QUE VOCÊ APRENDEU SOBRE O BRASIL, publicado na revista SUPERINTERESSANTE.
Mirian Bertoldi, Leonardo Megna, Oliver Quinto e Daniela Yaroslovsky, com o trabalho OLHAR DO FUTURO, publicado na revista MARIE CLAIRE.

8 - FINALISTAS AO PRÊMIO ESSO REGIONAL NORTE/ NORDESTE
 
Fred Figueiroa e Juliana Colares, com o trabalho O CAMINHO SEM VOLTA, publicado no DIÁRIO DE PERNAMBUCO.
Ana Cláudia Dolores, Ana Paula Neiva, Marcionila Teixeira e Wagner Oliveira Colares, com o trabalho CASO JENNIFER, publicado no DIÁRIO DE PERNAMBUCO.
Demitri Túlio, Claúdio Ribeiro, Fátima Sudário e Ana Mary Cavalcante, com o trabalho INQUISIÇÃO - NO RASTRO DOS AMALDIÇOADOS, publicado no jornal O POVO (Fortaleza).

9 - FINALISTAS AO PRÊMIO ESSO REGIONAL CENTRO-OESTE

Ary Filgueira, com o trabalho MISTÉRIO EM LUZIÂNIA, publicado no CORREIO BRAZILIENSE.
Thiago Herdy, com o trabalho NOS PASSOS DE JEAN, publicado no ESTADO DE MINAS.
Thiago Herdy, Alessandra Melo e Amanda Almeida, com o trabalho NOTAS FRIAS, publicado no ESTADO DE MINAS.

10 - FINALISTAS AO PRÊMIO ESSO REGIONAL SUL

Carlos Etchichury e Juliana Bublitz, com o trabalho CORRUPÇÃO NAS CADEIAS, publicado no jornal ZERO HORA.
Diogo Vargas e Guto Kuerten, com o trabalho TORTURA EM DOMICÍLIO, publicado no DIÁRIO CATARINENSE (Florianópolis).
Simone Kafruni, com o trabalho O CAMPO ENVELHECE, publicado no DIÁRIO CATARINENSE (Florianópolis)
 
11 - FINALISTAS AO PRÊMIO ESSO REGIONAL SUDESTE
 
Chico Otávio e Cássio Bruno, com o trabalho LIGAÇÕES PERIGOSAS publicado no jornal O GLOBO.
Antônio Werneck, Ruben Berta e Sérgio Ramalho, com o trabalho O X DA QUESTÃO, publicado no jornal O GLOBO.
Letícia Vieira, com o trabalho A ESCOLA COMO ELA É, publicado no jornal EXTRA.
 
12 - FINALISTAS AO PRÊMIO ESSO DE TELEJORNALISMO
 
Mariana Pinto, Tatiana Brasil e Célio Galvão, com o trabalho PRESÍDIOS: SOBREVIVENDO NO INFERNO, exibido na TV RECORD.
Roberto Cabrini, Luciana Del Claro, José Dacauaziliquá, Bruna Estivalet, Márcio Ronald e Lula Andrade, com o trabalho SEXO, INTRIGRAS E PODER, exibido no SBT.
Marina Machado, Luis Evangelista, Gisela Bello e Carlos Rodrigues, com o trabalho MULHERES - REFÉNS DO MEDO, exibido na TV BANDEIRANTES.

13- MELHOR CONTRIBUIÇÃO À IMPRENSA
 
Além da indicação dos trabalhos finalistas, a Comissão de Seleção que julgou os trabalhos da mídia impressa concedeu o diploma de "Melhor Contribuição à Imprensa em 2010" ao livro "Os Novos Escribas", de Solano Nascimento, que faz uma detalhada análise de modalidades classificadas pelo autor como "jornalismo investigativo" e "jornalismo sobre investigações". Com uma análise quantitativa e qualitativa de reportagens, a obra mostra que, no final da década de 1980, 75% das matérias exclusivas com denúncias eram resultado da investigação do próprio repórter. Duas décadas depois, 70% dessas matérias têm como base investigações oficiais feitas por policiais, procuradores e outros agentes a serviço do Estado.
 
NOMES E PRÊMIOS
 
A Comissão de Seleção do PRÊMIO ESSO DE JORNALISMO 2010 foi constituída pelos seguintes jornalistas:

Beth Cataldo; Deca Soares (Zero Hora); Décio Navarro; Elaine Gaglianone (O Dia); Erick Guimarães (O Povo); Fábio Gusmão (Extra); Giancarlo Baraúna (Diário Catarinense); Helena Celestino (O Globo); João Bosco Sales (Estado de Minas); José Roberto Nassar; Maria Luiza Borges (Jornal do Commercio); Maristela Crispim (Diário do Nordeste); Marleth Rejane da Silva (Gazeta do Povo); Paula Losada (Diário de Pernambuco); Rogério Gentile (Folha de S.Paulo); Rogério Reis (Agência Tyba); Rui Nogueira (O Estado de S.Paulo); Sérgio Léo (Valor Econômico); e Vicente Nunes (Correio Braziliense).

A Comissão de Pré-Seleção do PRÊMIO ESSO DE TELEJORNALISMO foi constituída pelos jornalistas e professores universitários Ana Costabile, Ana Gregati e Katy Navarro.

A Comissão de Seleção do PRÊMIO ESSO DE TELEJORNALISMO foi constituída pelos jornalistas Ana Gregati, Antonio Brasil e Denise Barreto.

O Prêmio Esso de Jornalismo, em sua 55ª edição, destina este ano aos vencedores um total de R$ 107 mil, já deduzidos os impostos. Além do prêmio principal, que leva o nome do programa, fixado em R$ 30 mil, e do Prêmio de Telejornalismo, estabelecido em R$ 20 mil, serão distribuídos R$ 10 mil para as categorias de Reportagem e Fotografia, R$ 5 mil para cada uma das categorias de Criação Gráfica - Jornal, Criação Gráfica - Revista, Informação Econômica, Informação Científica/Tecnológica/Ecológica, Prêmio Esso de Primeira Página e R$ 3 mil para cada um dos quatro prêmios regionais.

As informações são da assessoria de imprensa da RP Consultoria.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.