CI

Prêmio Nobel diz que transgênicos são vitais contra a fome

Richard Roberts lidera uma campanha em favor da agricultura de precisão e já conta com o apoio de 133 prêmios Nobel


O britânico Richard Roberts, Prêmio Nobel de Medicina em 1993, afirmou que os transgênicos são vitais contra a fome mundial e que o Greenpeace está equivocado em contrariar o uso da tecnologia na agricultura. Segundo ele o uso de culturas geneticamente modificadas na produção de alimentos é absolutamente necessária, especialmente nos países em desenvolvimento. 

Roberts, que lidera uma campanha lançada em 2015 em favor da agricultura de precisão e já conta com o apoio de 133 prêmios Nobel, acusa o Greenpeace de liderar o lobby contra os transgênicos. Para ele, o problema da fome no mundo deveria ser tratado com a mesma seriedade do que a medicina, não se medindo esforços e nem obstruindo vias para combatê-la. "Há 800 milhões de pessoas com fome no mundo, para eles, a comida é como a medicina", declarou. 

O Prêmio Nobel também criticou a declaração do Papa Francisco e alegou que os transgênicos podem beneficiar todo mundo, ricos e pobres. “Ele acredita que a ciência por trás dos transgênicos é boa, é segura e que não é um problema. Ele está preocupado com as pessoas pobres, já que ele foi informado que os transgênicos favorecem economicamente as grandes empresas. Isso não é verdade, economicamente os pequenos agricultores são os que mais se beneficiam”, explicou. 

De acordo com Roberts, é errônea a ideia de querer voltar a produzir através do método tradicional, sem usar as culturas geneticamente modificadas. Ele classifica esse tipo de atitude como uma volta no tempo e um ato contra o uso da tecnologia em um setor que considera vital para o desenvolvimento da humanidade. 

“É como dizer que você tem um carro que percorre 50 quilômetros por hora enquanto outro viaja para 5. Qual você escolheria? Não tem sentido. As culturas tradicionais são muito imprecisas, você tem muitos genes, mas não sabe o que eles fazem.”, finalizou. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.