Preocupações ambientais influem na produção de etanol
CI
Agronegócio

Preocupações ambientais influem na produção de etanol

Mesmo com o cenário mais obscuro para combustíveis alternativos, alguns analistas vêem um resultado positivo
Por:

Apesar da renovada disposição do governo americano de explorar novas fontes de combustível, continua havendo bastante ceticismo quanto às alternativas existentes. Os críticos enxergam dois problemas cruciais. Primeiro, a lucratividade de muitos combustíveis alternativos ainda está em questão, a menos que tenham subsídios polpudos. Isso é especialmente válido agora que o custo de matérias-primas usadas para fazer "biocombustível", como o milho, disparou.

Ao mesmo tempo, o petróleo caiu bastante em relação ao pico de US$ 77 o barril atingido meio ano atrás. Isso pode levar a perdas para algumas fábricas de biocombustível se a tendência continuar. O segundo problema é que está ficando claro que aumentar a produção de combustíveis agrícolas, como o etanol, exigirá ainda mais dos recursos de água e solo do planeta.

Mas mesmo com o cenário mais obscuro para combustíveis alternativos, alguns analistas vêem um resultado positivo a partir da recente turbulência: um redirecionamento de recursos em benefício de alternativas mais eficientes e sustentáveis do que as atuais.


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink