CI

Preocupações ambientais influem na produção de etanol

Mesmo com o cenário mais obscuro para combustíveis alternativos, alguns analistas vêem um resultado positivo


Apesar da renovada disposição do governo americano de explorar novas fontes de combustível, continua havendo bastante ceticismo quanto às alternativas existentes. Os críticos enxergam dois problemas cruciais. Primeiro, a lucratividade de muitos combustíveis alternativos ainda está em questão, a menos que tenham subsídios polpudos. Isso é especialmente válido agora que o custo de matérias-primas usadas para fazer "biocombustível", como o milho, disparou.

Ao mesmo tempo, o petróleo caiu bastante em relação ao pico de US$ 77 o barril atingido meio ano atrás. Isso pode levar a perdas para algumas fábricas de biocombustível se a tendência continuar. O segundo problema é que está ficando claro que aumentar a produção de combustíveis agrícolas, como o etanol, exigirá ainda mais dos recursos de água e solo do planeta.

Mas mesmo com o cenário mais obscuro para combustíveis alternativos, alguns analistas vêem um resultado positivo a partir da recente turbulência: um redirecionamento de recursos em benefício de alternativas mais eficientes e sustentáveis do que as atuais.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.