CI

Preservação de abelhas alia biodiversidade e produtividade

O Dia de Campo vai falar sobre as abelhas, insetos polinizadores de grande importância para produção agrícola, além de produzir o mel


O Dia de Campo na TV vai falar sobre as abelhas, insetos polinizadores de grande importância para produção agrícola, além de produzir o mel para alimentação saudável e nutritiva. As abelhas, junto com outros insetos e animais, têm responsabilidade direta no aumento da produtividade agrícola. Das 141 espécies de plantas cultivadas no Brasil para uso na alimentação humana, produção animal, biodiesel e fibras, aproximadamente 60%, ou seja, 85 espécies, dependem da polinização animal. Estima-se que o valor econômico da polinização feita por insetos, principalmente das abelhas, corresponda a 9,5% da produção agrícola. Sem contar a produção de mel, que movimenta mais de R$ 300 milhões.

A importância das abelhas para a produtividade agrícola ganha ainda mais visibilidade no Brasil quando o assunto é a cotonicultura. O algodoeiro tem a sua produtividade relacionada à polinização por abelhas. Uma das 10 culturas agrícolas mais importantes do mundo, o algodão tem enorme destaque no país, que é hoje o quinto maior produtor mundial, sendo cultivado por pequenos e grandes produtores, a partir de diferentes sistemas de produção e em regiões com condições ecológicas diversas.

A Embrapa e instituições parceiras firmaram uma rede para avaliar o impacto desses polinizadores nas lavouras de algodão. O projeto Rede de Pesquisa dos Polinizadores do Algodoeiro (PoAL), executado em parceria entre a Embrapa, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Universidade de Brasília (UnB), com apoio do CNPq e do Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio), do Ministério do Meio Ambiente (MMA), comprovou que as abelhas podem impactar diretamente o potencial de rendimento do algodoeiro em até 27% no Brasil.

Segundo a pesquisadora da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia Carmen Pires, que coordenou a participação da Embrapa no PoAL, “a conservação de insetos polinizadores, como as abelhas, está diretamente vinculada à minimização dos impactos ambientais pelos agricultores.” Por isso, uma das prioridades da Embrapa hoje é investir no desenvolvimento de serviços ecológicos que regulem o funcionamento dos agroecossistemas a partir da seleção de plantas e técnicas de manejo para estruturar o sistema produtivo em propriedades rurais. Tais serviços incluem consórcios, policultivos, barreiras vegetadas e sistemas agroflorestais. "Todos são planejados de acordo com o interesse do agricultor, utilizando plantas adaptadas às diferentes regiões", explica Carmen.

O objetivo em longo prazo é proporcionar mudanças progressivas nos sistemas de produção, tornando-os mais amigáveis para o ambiente e, ao mesmo tempo, rentáveis para os produtores. “Para isso, auxiliamos os agricultores na adequação de seus sistemas produtivos tradicionais às bases ecológicas exigidas pelo mercado atual, conjugando a utilização dos recursos naturais com a responsabilidade de preservá-los”, finaliza.

O Dia de Campo na TV “Preservação de abelhas alia biodiversidade e produtividade” foi produzido pela Embrapa Informação Tecnológica em parceria com a Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia (Brasília-DF), unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Além do tema principal, o programa aborda outros assuntos nos quadros – Agência Embrapa de Notícias; Repórter em Campo; Sempre em Dia; Na Mesa; Ciência e Tecnologia em Debate; Quem quer ser Cientista e Minuto do Livro.

Assista ao programa (horário de Brasília):

NBR (TV do Governo Federal) – sexta-feira, a partir de 19h30
TV Câmara – sábado, às 7h, e reprise domingo no mesmo horário

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.