CI

Presidência da Embrapa é disputada por 16 candidatos 

A nomeação do próximo mandatário ocorrerá no dia 15 de outubro


O processo para a escolha do novo presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) reuniu 16 candidatos interessados na vaga. De acordo com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), o número foi considerado elevado e chamou a atenção dos servidores e da alta cúpula da instituição. 

Dentre os candidatos que disputam a presidência da Embrapa estão Luís Carlos Guedes Pinto, ex-ministro da Agricultura entre 2006 e 2007, presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e vice-presidente de Agronegócios do Banco do Brasil e Xico Graziano, ex-chefe do gabinete pessoal do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso em 1995, presidente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária, secretário de Agricultura de São Paulo e ex-deputado federal. 

Além desses, Altemir Gregolin, ex-ministro do extinto Ministério da Pesca durante os governos do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e os pesquisadores da instituição Eduardo Assad e Cléber Soares, atual diretor de Inovação e Tecnologia da estatal também concorrem. Com o período de inscrição encerrado, a próxima estapa será um pente-fino nos currículos, que ficará a cargo do Conselho de Administração da estatal. 

De acordo com o presidente do conselho da empresa e secretário-executivo do Ministério da Agricultura, Eumar Novacki, a nomeação do próximo mandatário ocorrerá no dia 15 de outubro deste ano. Ele explica também que essa é a primeira vez que pessoas de fora da empresa podem concorrer e também que o presidente da república não vai nomear o escolhido. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.