CI

Presidenta Dilma universaliza entrega de retroescavadeiras no Paraná

cumpre mais de 50% da meta total de equipamentos que estão previstos para o estado


Nesta sexta-feira (4), a presidenta Dilma Rousseff e o ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, entregam 179 máquinas do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) a municípios paranaenses. Com isso, o Governo Federal universaliza a doação de retroescavadeiras e cumpre mais de 50% da meta total de equipamentos que estão previstos para o estado. O evento marca ainda a chegada dos primeiros caminhões-caçamba a localidades paranaenses. A solenidade será realizada às 11h, no Parque de Exposições Getúlio Ferrari, em Campo Mourão (PR).


Foram investidos R$ 55,7 milhões na compra dos equipamentos – 44 retroescavadeiras, 103 motoniveladoras e 32 caminhões-caçamba –, que permitirão aos 154 municípios selecionados melhorar a infraestrutura de acesso ao meio rural. A entrega prioriza localidades em situação de emergência em virtude de enchentes nos últimos meses, que causaram danos às estradas. E também as que fazem parte dos territórios do Cantuquiriguaçu, Paraná Centro, Centro-Sul e Caminhos do Tibagi, que se caracterizam pela grande extensão rural, forte presença da agricultura familiar e baixo índice de desenvolvimento.

“Boas estradas rurais são vitais para sobrevivência e desenvolvimento da agricultura familiar. Essa é uma das principais demandas que as associações de produtores e os municípios nos têm apresentado por facilitar o escoamento da produção e a circulação de bens, pessoas e serviços para o meio rural”, destaca o delegado federal do MDA no estado, Reni Antônio Denardi.

Corumbataí do Sul, município de quatro mil habitantes, situado a cerca de 460 quilômetros da capital Curitiba, é um dos beneficiados com a doação. “Nossas estradas estão muito danificadas por causa de fortes chuvas. As máquinas vão ser importantes para renovar o nosso parque, porque não tínhamos retroescavadeiras e os caminhões estão velhos. Isso com certeza ajudará, e muito, o nosso setor da agricultura”, pontua o prefeito Carlos Rosa Alves. Segundo ele, o município tem forte presença de agricultores familiares, que vivem da cafeicultura e fruticultura, cultivos que necessitam de escoamento rápido para que o produto tenha um valor de mercado maior e chegue com qualidade ao consumidor.


PAC 2

No Paraná, a ação alcançará aproximadamente 1,25 milhão de habitantes do meio rural, em 367 municípios. A previsão é que a entrega das 1.101 máquinas totalizem um investimento de cerca de R$ 290 milhões por parte do Governo Federal. Pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), 5.061 prefeituras selecionadas, em todo o Brasil, receberão o conjunto de equipamentos com retroescavadeira, motoniveladora e caminhão-caçamba – além de caminhão-pipa e pá carregadeira assegurados àqueles situados na Região do Semiárido.

Confira a lista de municípios contemplados no link (http://www.mda.gov.br/portal/arquivos/view/Lista_de_munic%C3%ADpios_beneficiados.pdf).

Serviço

Entrega de retroescavadeiras, motoniveladoras e caminhões-caçamba no Paraná
Data: 4 de outubro (Sexta-feira)
Horário: 11 horas
Local: Parque de Exposições Getúlio Ferrari – Rodovia PR-317, nº 485. Campo Mourão (PR)

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.