CI

Presidente da CNA participa de cerimônia de premiação do Programa Agrinho 2016

Aproximadamente 1.500 pessoas estiveram presentes na premiação do Concurso Agrinho 2016


Aproximadamente 1.500 pessoas, entre alunos e professores finalistas, familiares, autoridades e lideranças rurais estiveram presentes na premiação do Concurso Agrinho 2016. A cerimônia foi realizada nesta segunda-feira (24), no Expotrade Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba. Os cantores mirins Rafa Gomes, Wagner Barreto e Pérola Crepaldi, finalistas do programa The Voice Kids, emocionaram crianças e adultos que vieram de todas as regiões do Estado para prestigiar a grande festa da educação do Sistema FAEP/SENAR-PR.

O Presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), João Martins, participou do evento junto com presidentes de federações de diversos estados brasileiros. Ele falou à plateia formada por professores e estudantes. “Hoje, tenho a certeza de que o país vai dar certo. Vocês são o futuro da agropecuária”, disse.  Na opinião do dirigente, é preciso dar atenção às novas gerações do campo que irão dar continuidade ao nobre trabalho de produzir alimento. “Precisamos trabalhar para entregar a essas crianças um Brasil melhor do que aquele que recebemos”, afirmou.

Nesta edição, o Programa Agrinho completa 21 anos de existência, promovendo a reflexão crítica junto aos jovens e aproximando o campo e a cidade. “O grande objetivo do Programa Agrinho é ajudar a escola a formar um cidadão consciente, para que o nosso país encontre no futuro o seu caminho para o desenvolvimento”, resumiu o presidente do Sistema FAEP/SENAR-PR, Ágide Meneguette.

O diretor-geral da Itaipu Binacional, Jorge Samek, que na ocasião representou as entidades parceiras do evento, definiu o Agrinho como “uma marca registrada do Paraná”, uma vez que o programa já é replicado em diversos outros estados brasileiros, tamanho seu sucesso.

Durante seu pronunciamento, o secretário de Agricultura e Abastecimento (SEAB), Norberto Ortigara lembrou sobre a história do programa ao longo desses 21 anos de existência, destacado que a iniciativa “evoluiu para a formação intelectual do ser humano, formando cidadãos com consciência crítica”. Na sua opinião, a agricultura hoje é essencialmente conhecimento, de modo que a competição entre as escolas e alunos que participam do Agrinho é saudável. “Hoje temos a capacidade de nos apropriarmos do conhecimento e fazer uma agricultura de resultados”, afirmou.

Foram premiados 279 trabalhos, escolhidos entre 6,5 mil inscritos em diversas categorias. As crianças de educação infantil e 1º ano concorrem com desenhos, as crianças do 2º ao 9º ano participam com redações e os docentes com as experiências pedagógicas que foram desenvolvidas em sala de aula. Escola e município também foram premiados (Veja os vencedores do Agrinho 2016 clicando aqui: premiados 2016).

Neste ano, cada parceiro recebeu, como forma de agradecimento, uma gravura com o tema “Cenas paranaenses”, produzida pela artista plástica paranaense Paula Shmidlin. As peças retratam uma região e um elemento da cultura paranaense, sua fauna e sua flora.

Autoridades - Também participaram da cerimônia de premiação do Agrinho, o secretário-executivo do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), Daniel Carrara; o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (FAESC), José Zeferino Pedrozo; o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária da Paraíba (FAEPA-PB), Mário Antônio Pereira Borba; o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (FAEG), José Mário Schreiner; o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Acre (FAEAC), Assuero Doca Veronez; o vice-presidente da Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (FARSUL), Gedeão Pereira; o deputado federal Sérgio Souza; os deputados estaduais Fernando Scanavaca, Pedro Lupion e Nereu Moura; o vice-presidente da Federação dos Trabalhadores da Agricultura do Paraná, Marcos Bambrilla; o presidente do Sindicato dos Médicos Veterinários, Cézar Pasqualin; o diretor presidente da EMATER, Rubens Niederheitmann; o diretor presidente do Ceasa, Natalino de Souza; o presidente do Iapar, Florindo Dalberto; o diretor presidente do Instituto Ambiental do Paraná Luiz Tarcísio Mossato; os vice-presidentes da FAEP: Oradi Caldato, Guerino Guandalini, Francisco Nascimento, Nelson Teodoro de Oliveira, Paulo Orso e Ivo Pierin Jr. Além de autoridades municipais e presidentes de sindicatos rurais.

Parceiros - O êxito do Agrinho também é resultado das parcerias com as Secretarias de Estado da Educação, da Justiça e da Cidadania, do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, da Agricultura e do Abastecimento, além do Tribunal de Justiça do Paraná, Ministério do Trabalho e Emprego, Ministério Público do Estado do Paraná, Ministério  Público do Trabalho, Tribunal Regional do Trabalho – 9ª região, Instituto Ambiental do Paraná, Receita Federal, Banco do Brasil, Itaipu Binacional e Dow AgroSciences.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.