Presidente da CNA reúne-se com secretário de política agrícola do mapa

Agronegócio

Presidente da CNA reúne-se com secretário de política agrícola do mapa

No encontro, foram debatidos temas como seguro rural, taxas de juros e a retomada de um plano plurianual para o setor agropecuário
Por:
785 acessos

O presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), João Martins, reuniu-se, nesta quarta-feira (29/6), com o secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Neri Geller. No encontro, realizado na sede da CNA, em Brasília, eles discutiram questões relativas ao Plano Agrícola e Pecuário (PAP) 2016/2017, seguro rural, conjuntura econômica e a retomada da elaboração de um plano plurianual específico para o setor agropecuário, para o qual será feita uma discussão conjunta para dar andamento à proposta.  

Um dos pontos levantados na reunião foram os juros para o financiamento da próxima safra. Martins voltou a defender a redução das taxas de algumas linhas de crédito do PAP, consideradas prioritárias pelo setor. As portarias que regulamentam os programas da próxima safra, que começa em 1º de julho, devem ser publicadas nesta semana. Quanto ao seguro, eles concordaram com a necessidade de rever o atual modelo existente, bem como a disponibilidade de mais recursos para o Programa de Subvenção ao Prêmio de Seguro Rural (PSR) para contemplar o maior número possível de produtores rurais.

Outros temas que pautaram o encontro foram o endividamento rural no Nordeste e a seca em várias regiões do país. Participaram da reunião os vice-presidentes diretores da CNA, José Mário Schreiner e Mário Borba, o secretário-executivo do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), Daniel Carrara, o superintendente técnico Bruno Lucchi e a assessora técnica Fernanda Schwantes. Acompanharam o secretário o coordenador-geral de Crédito Rural do Mapa, Wilson Vaz, e o coordenador do Departamento de Comercialização e Abastecimento, Sávio Rafael Pereira.

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink