Presidente do Irga recebe grupo do Movimento Nossa Senhora Aparecida

Agronegócio

Presidente do Irga recebe grupo do Movimento Nossa Senhora Aparecida

O grupo de 70 famílias busca a doação de uma área que pertence ao Instituto
Por: -Marianna
1327 acessos
O presidente do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), Claudio Pereira, esteve reunido nesta quinta-feira (10) com os coordenadores do Movimento Nossa Senhora Aparecida, de Cachoeirinha/RS. O encontro aconteceu no auditório da Estação Experimental do Arroz (EEA) no município. Desde 2009, o grupo de 70 famílias busca a doação de uma área que pertence ao Instituto.


Segundo o coordenador do movimento, Eder de Souza, com base na Lei nº 11.132/98 que destina a área para habitação, as famílias ocuparam pacificamente o local no dia 12 de outubro de 2009, data que motivou o nome do grupo por ser o Dia de Nossa Senhora Aparecida. Uma semana após a ocupação, por uma liminar de reintegração de posse, as famílias foram retiradas do local e hoje ocupam uma área de recuo à margem da Av. Bonifácio Carvalho Bernardes que dá acesso à Estação Experimental.


Desde 2009, as famílias vêm discutindo sua luta em reuniões na Câmara de Vereadores, Assembléia Legislativa, em audiências públicas, audiências na Promotoria do Município entre outras reuniões, visitas e encontros. “O que de mais concreto temos é um compromisso do Governo Municipal com o assentamento destas famílias nesta área uma vez que o Irga realize a doação”, revela Eder.


Acompanhados pela vereadora de Cachoeirinha, Rosane Lipert, os coordenadores pediram o apoio de Pereira na reafirmação do compromisso de doação da área, intervindo junto ao conselho do órgão para a aprovação dessa doação.

A vereadora, que defende a causa desde o início da ocupação, afirma que as 70 famílias estão todas cadastradas no movimento e lutam pelo direito à moradia. “São famílias do nosso município que vivem em precárias condições à espera de um lugar que já lhes foi garantido”, relata Rosane.


O presidente Claudio Pereira garantiu o compromisso de buscar todas as formas para resolver o impasse. “Vocês terão na pessoa do presidente do Irga um parceiro. No que depender de mim, resolveremos da maneira mais rápida possível”, declarou ele.
As informações são da assessoria de imprensa do Instituto Rio Grandense do Arroz.
Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink