Presidente do Sistema Faeg/Senar abre turma do Programa Trabalho Decente


Agronegócio

Presidente do Sistema Faeg/Senar abre turma do Programa Trabalho Decente

52 instrutores do Sistema FAEG/SENAR-GO iniciam capacitação para o Programa de Educação Postural no Campo
Por:
1132 acessos
O presidente do Sistema Faeg/Senar, José Mário Schreiner, participou da abertura oficial do curso de repasse metodológico do Programa Trabalho Decente: Educação Postural no Campo para 52 instrutores do Sistema, na manhã dessa terça-feira (10-01), no Augustus Hotel, em Goiânia.

O curso desenvolvido nacionalmente pelo Sistema CNA/SENAR, Instituto CNA e Previdência Social é realizado, em Goiás, pelo Sistema Faeg/Senar e sua rede de Sindicatos Rurais. O Programa Trabalho Decente segue normas da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e tem por objetivo capacitar os instrutores para a educação de produtores e trabalhadores rurais com informações básicas sobre a melhor postura corporal durante a realização das atividades diárias no campo.

Por meio da ergonomia, será apresentado aos profissionais da área rural que as atitudes simples podem trazer mais conforto, saúde e segurança no desempenho de seus trabalhos e assim prevenir lesões e incapacitações no seu cotidiano. Ordenha manual, aplicação de agrotóxicos, plantio, poda, tratorista e carregamento de carga, são algumas de todas as atividades rurais que serão instruídas durante as ações do Sistema Faeg/Senar.

“Estamos atualizando e evoluindo a cada ano, visando a excelência na capacitação da população rural com os 105 cursos e treinamentos oferecidos pelo Sistema Faeg/Senar”, disse José Mário aos 52 instrutores das turmas 3 e 4 presentes no evento. Ele ressaltou que os cursos de atualização são importantes para que todo o Sistema fale a mesma linguagem. “Precisamos desses momentos de conexão entre CNA, Senar Central e Sistema Faeg/Senar”.

José Mário falou da regionalização do Sistema Faeg/Senar, que para ele foi mais um passo importante dado pelo Sistema para um acompanhamento mais próximo dos produtores rurais e trabalhadores do Estado, além de parceria para capacitação de alunos do ensino médio goiano através dos institutos federais.

Reciclagem metodológica

A mesma turma que participa do Programa Trabalho Decente: Educação Postural no Campo irá participar do Programa Educação Continuada de Agentes - Atualização Metodológica de Educadores até o próximo sábado (14). A expectativa é de atualização dos 160 instrutores do Sistema Faeg/Senar responsáveis pelos 105 cursos, treinamentos na área de Formação Profissional Rural, Promoção Social, além dos programas desenvolvidos pelo Sistema.

No Programa Educação Continuada de Agentes são abordados temas como ajustes no plano instrucional, reflexão sobre a prática da instrutoria, alinhamento estratégico e institucional. Na última segunda-feira (09/01) José Mário participou da abertura das turmas 1 e 2 do Programa Educação Continuada de Agentes com 43 participantes.

O termo ergonomia significa estudo das relações entre o homem e a máquina, visando melhorar as condições de trabalho e o consequente aumento da produtividade.

Assista ao vídeo sobre o Programa Trabalho Decente clicando aqui

FICHA TÉCNICA

Programa Educação Continuada de Agentes: Atualização Metodológica de Educadores e Programa Trabalho Decente: Educação Postural no Campo
Turmas 1 e 2
Data: 09 a 13/01/2012
Horário: 8h às 18h
Local: Goiânia - Augustus Hotel

Turmas 3 e 4
Data: 10 a 14/01/2012
Horário: 8h às 18h
Local: Goiânia - Augustus Hotel

Turmas 5 e 6
Data: 16 a 20/01/2012
Horário: 8h às 18h
Local: Goiânia - Augustus Hotel
Informações: (62) 3545-2600 - Fátima Araújo

Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink