CI

Presidente Lula assina petição contra a fome no mundo

Todos podem apoiar o projeto "1billionhungry" assinando a petição


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assina, nesta quarta-feira (25), às 18h, em Brasília, a petição do projeto "1billionhungry" (um bilhão de pessoas com fome). O projeto busca reunir um milhão de assinaturas para uma petição convocando os líderes nacionais e internacionais a colocarem o combate à fome no topo da agenda política . É uma campanha mundial de comunicação que oferece uma saída criativa para a revolta e indignação que as pessoas sentem frente à inaceitável situação da fome no mundo.

Lula se une a mais de 421 mil pessoas que já assinaram a petição. Atualmente, cerca de um bilhão de pessoas passa fome no mundo. A petição contra a fome pode ser assinada diretamente no sítio www.1billionhungry.org/faobrasil. As pessoas podem apoiar o projeto "1billionhungry" assinando a petição e convidando seus amigos e familiares também a fazerem o mesmo.

No Brasil, já contamos com o apoio do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA), Biblioteca Nacional de Brasília (BNB), Rede Nacional de Mobilização Social (COEP), Agências da ONU, Associação Nacional de Defesa Vegetal (Andef), das ONGs Visão Mundial e Planeta Voluntários, Universidade de Brasília (UnB), Centro Universitário de Brasília (Uniceub), União Pioneira de Integração Social (UPIS), vários cantores entre eles Gilberto Gil e outras personalidades de renome internacional como o ator britânico Jeremy Irons, o músico cubano Chucho Valdes, a cantora colombiana Fanny Lu, o campeão olímpico americano, Carl Lewis, o jogador de futebol francês Patrick Vieira e outros.

A assinatura da petição "1billionhungry" acontece na XVIII Reunião Plenária do Consea. Na mesma reunião, o presidente Lula assina o decreto que institui a Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional. O documento define forma de gestão, financiamento, avaliação e controle social e busca assegurar o direito à alimentação adequada e saudável em todo o país, conforme prevê a Constituição Federal e a Lei Orgânica de Segurança Alimentar e Nutricional (Losan).

A presidente da Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional e ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Márcia Lopes, e o presidente do Consea, Renato Maluf, também participam do evento. Estarão presentes todos os conselheiros e observadores, além dos presidentes de conselhos estaduais.
A solenidade contará, ainda, com a presença de ministros, governadores e representantes de organismos internacionais.

Programação - Às 9h45 haverá a apresentação - seguida de debate - do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Às 14 horas serão discutidos os preparativos para a IV Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional. Finalizando a reunião, haverá a assinatura da petição "1billionhungry"e do decreto que institui a Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional.

Dia: 25 de agosto (quarta-feira)
Hora: 18h
Local: Palácio do Itamaraty, Auditório Wladimir Murtinho, Brasília

As informações são da assessoria de imprensa do Consea.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.