CI

Prevenção à Covid-19: Protocolos e ações do Fundecitrus

Pesquisadores continuam atendendo aos citricultores, empresas e outros pesquisadores remotamente, via celular e e-mail


Foto: Fundecitrus

Desde o aumento de casos do novo coronavírus no Brasil, o Fundecitrus adotou protocolos internos de prevenção e implementou mudanças em algumas de suas atividades para preservar a saúde de seus funcionários, prestadores de serviço, citricultores e sociedade, sempre seguindo as orientações dos órgãos oficiais e profissionais da área de saúde. A instituição também desenvolveu um manual com recomendações de prevenção ao setor citrícola.  

Sede do Fundecitrus

Funcionários das áreas administrativas e de pesquisa, seja integralmente ou parcialmente, estão em home office. Na sede do Fundecitrus, equipes se revezam para a manutenção das atividades, como a criação de insetos nos Laboratórios de controle biológico e de ecologia química, plantas nas estufas e atividades laboratoriais.

A entrega de materiais e suprimentos é feita sob cuidados de prevenção.

Serviço de diagnóstico

Em função das atividades em turnos, este serviço funcionará parcialmente enquanto as ações de distanciamento social prevalecerem e o prazo para entrega de resultados será estendido.

Laboratórios e Estufas

As atividades de laboratório e estufas são realizadas por equipes em turnos alternados, respeitando o limite máximo de pessoas nos ambientes, mantendo o distanciamento e utilizando equipamentos de proteção individual obrigatórios. Os cuidados com a proteção coletiva também estão sendo tomados com a frequente e apropriada limpeza dos ambientes.

Pesquisa e Desenvolvimento

Os pesquisadores continuam atendendo aos citricultores, empresas e outros pesquisadores remotamente, via celular e e-mail.

Experimentos em campo

Avaliações dos experimentos em campo já instalados, em fazendas parceiras, foram retomadas seguindo todos os cuidados de prevenção necessários.

Novos experimentos aguardam a amenização da pandemia para serem instalados.

Transferência de Tecnologia

Os engenheiros agrônomos seguem se comunicando com suas regiões por meio das mídias sociais e à disposição para o atendimento dos citricultores via celular e e-mail.

Ações externas de controle do greening

As ações externas de controle do greening em todo o cinturão citrícola estão seguindo o planejamento feito em parceria com os citricultores. As equipes seguem os protocolos de segurança e prevenção da Covid-19, incluindo uso de EPIs, higienização e distanciamento.

Alerta Fitossanitário

Os funcionários responsáveis pela retirada e leitura das armadilhas trabalham individualmente, sem contato entre si nem com funcionários das fazendas.

Pesquisa de Estimativa de Safra (PES)

A divulgação da primeira reestimativa da safra de laranja 2020/21 será em 10 de setembro, pelo site e mídias sociais do Fundecitrus.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.