CI

Prevenção e promoção da saúde em Itaiópolis

O programa Saúde do Homem levou informações sobre prevenção e ações de saúde para os homens do município de Itaiópolis, em Santa Catarina na última semana.


O programa Saúde do Homem levou informações sobre prevenção e ações de saúde para os homens do município de Itaiópolis, em Santa Catarina na última semana. Promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR/SC), o programa atendeu mais de 100 produtores rurais da comunidade Contagem Worell, com apoio da equipe de profissionais do Posto de Saúde e do Salão Comunitário do município.

A iniciativa foi desenvolvida em parceria com o Sindicato Rural de Itaiópolis, a Prefeitura Municipal de Itaiópolis, por meio da Secretaria de Saúde e a Sociedade Brasileira de Urologia de Santa Catarina (SBU/SC). As agentes de saúde do município fizeram a sensibilização e o credenciamento antecipado do público, garantindo a adesão ao programa.
“A intenção foi oferecer aos produtores e trabalhadores rurais a possibilidade de participarem de um programa de prevenção, diagnóstico precoce e tratamento das principais doenças urológicas que atingem o homem”,  explica o superintendente do SENAR/SC, Gilmar Antônio Zanluchi.

Os produtores tiveram a oportunidade de coletar sangue para exames e participaram de palestras interativas sobre prevenção de câncer de próstata e de câncer de pênis e passaram por consulta com os médicos da SBU/SC, Rodrigo Monnerat, presidente da SBU/SC e Juliano Brasil. Além disso, também receberam informações sobre os riscos da utilização incorreta de agrotóxicos para a saúde, o tabagismo, alcoolismo e nutrição com a superintendente de Saúde, Araci Gelbcke Wielewski.

A médica Débora Salvador Vidal da Secretaria Municipal de Saúde de Itaiópolis coordenou os atendimentos médicos e demais serviços oferecidos no dia do evento, tais como orientações odontológicas e nutricionais, medição da pressão arterial e da massa corporal. Após o evento, todos os participantes receberão o resultado do exame de PSA e cartão de acompanhamento com orientações da SBU/SC para tratamento médico, conforme a necessidades identificadas.

Além disso, o Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF) desenvolveu atividades recreativas no intervalo dos atendimentos e palestras. A gestora hospitalar e assessora técnica da Coordenação de Programas e Projetos na Área de Saúde Rural do Departamento de Educação Profissional e Promoção Social (DEPPS) do SENAR/SC, Magali Eleutério da Silva, palestrou sobre prevenção de doenças sexualmente transmissíveis (DST’s).

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.