CI

Previsão: risco de temporais no centro e frio no sul

Previsão é para o dia de hoje


Foto: Arquivo

Um amplo cavado na média troposfera que começou a avançar sobre a Argentina entre a última quarta (28) e a quinta (29) pode somar-se a intensificação do Jato de Baixos Níveis até a madrugada de quinta-feira, aumentando o risco de tempestades de forte intensidade entre o Paraguai, centro-sul de Mato Grosso do Sul e áreas do oeste de São Paulo e do Paraná. As informações foram divulgadas pelo Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC).

Além disso, este cavado deverá favorecer a incursão de uma massa de ar mais frio entre a Argentina e centro-sul do Brasil, que deverá proporcionar um forte declínio de temperatura já na quinta-feira, principalmente entre o norte da Argentina, Paraguai, oeste do Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul e extremo oeste de São Paulo. "Entre a quinta (29) e a sexta-feira (30) a frente fria deverá se deslocar pelo Sudeste, MT e atingir o sul da Região Amazônica, provocando um forte declínio de temperatura”, comenta o Centro.  

“Na sexta-feira (30) o avanço deste sistema poderá provocar chuva forte e volumes de chuva significativos entre o leste de SP e o RJ. Entre o final da sexta-feira (30) e o sábado (31) a frente fria deverá organizar a convergência de umidade na região central do país, dando origem a um episódio de Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS)”. completa.  

“A ZCAS deverá provocar episódios de chuva intensa e acumulados expressivos de chuva entre MG, ES e áreas do RJ entre o sábado (31) e o domingo (01/11), principalmente. Entre a segunda (02/11) e a terça-feira (03/11) o sistema deverá se deslocar um pouco para norte e influenciar também áreas do sul da BA”, conclui. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.