Previsão climática trimestal de SC para fevereiro, março e abril
CI
Agronegócio

Previsão climática trimestal de SC para fevereiro, março e abril

Previsão é de chuva abaixo da média no Oeste e Meio Oeste
Por:
A previsão para o trimestre entre fevereiro e abril de 2012 é de chuva entre a média e abaixo da média climatológica no Oeste e Meio Oeste de Santa Catarina. Vale ressaltar que estas regiões têm apresentado problema severo de estiagem nos últimos meses, e as chuvas esperadas para o trimestre não serão suficientes para reverter a situação. Nas demais regiões, a chuva fica entre a média a acima da média no trimestre.


No mês de fevereiro, no Extremo Oeste e Oeste, os acumulados de chuva ficarão abaixo dos valores esperados (a média histórica é de 185 a 205 mm). Nessas regiões chuvas deverão ser mal distribuídas. No Meio Oeste os volumes de chuva ficarão próximo da média climatológica (em torno de 160mm).

Nas demais regiões a chuva deverá ficar acima da média climatológica em fevereiro (entre 180mm e 200mm no Planalto e no Litoral). A precipitação deve ocorrer com mais frequência, associada a sistemas de baixa pressão e passagens de frentes frias que intensificam a instabilidade.


Em março e abril no Extremo Oeste, Oeste e Meio Oeste, os acumulados de chuva começam a se aproximar dos valores esperados (de 120mm a 150mm em março e de 150mm a 200mm em abril), ficando entre a média e abaixo. Nesses meses a chuva seguirá o padrão esperado no Planalto Norte, Planalto Sul, Litoral Norte, Litoral Sul, Vale do Itajaí e Grande Florianópolis, ficando dentro da média histórica (de 120mm a 160mm em março e de 90mm a 100mm em abril).

As temperaturas mínimas e máximas no mês de fevereiro devem ficar acima da média climatológica, devido a massas de ar quente e seco que permanecem estacionárias sobre Santa Catarina (bloqueio atmosférico). Em março e abril as temperaturas tendem a ser amenas, com declínios significativos associados a incursões de massas de ar frio e seco. Desta forma, as temperaturas máximas devem ficar dentro da média (março entre 22°C e 25°C no Planalto Sul, e entre 27°C e 29°C nas demais regiões; abril entre 19°C e 22°C no Planalto Sul e entre 25°C e 27°C nas demais regiões). As mínimas ficarão entre a média e abaixo do esperado (março entre 13°C e 15°C no Planalto e entre 18°C e 20°C nas demais regiões; abril entre 10°C e 12°C no Planalto e entre 15°C e 18°C nas demais regiões).


O fenômeno La Niña ainda atua nesse trimestre, com intensidade fraca a moderada. A Temperatura da Superfície do Mar (TSM) ao longo do Pacífico Equatorial (em destaque na figura 1) está com valores negativos, entre -0.5ºC a -1ºC. A partir de março há indicativos de enfraquecimento do fenômeno e tendência à neutralidade da TSM em junho.


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.