CI

Previsão do tempo: chuvas irregulares no Centro-Oeste e Sudeste

Com a irregularidade das chuvas e o atraso no plantio da soja, a área do milho safrinha em 2018 pode ser reduzida


A frente fria que está sobre a região Sudeste mantém uma linha de instabilidade desde a Amazônia até o Espirito Santo e sul da Bahia, informou a Climatempo em um comunicado divulgado nesta terça-feira (21/11). Com isso, esta terça-feira será marcada pela ocorrência de pancadas de chuvas sobre diversas áreas produtoras das regiões Sudeste e Centro-Oeste, bem como sobre o norte do Paraná, Mato Grosso do Sul e partes do Matopiba.

Porém, segundo as informações da Climatempo, as chuvas ainda estão muito irregulares, o que preocupa os produtores, uma vez que em suas propriedades, os volumes de chuva acumulados, ao longo do mês de novembro, ainda se encontram muito baixos. Em muitas áreas, o plantio da soja está paralisado, o que irá afetar drasticamente o tamanho da área a ser cultivada de milho safrinha em 2018.

Chuvas na região Sul

No Sul, apesar da terça-feira amanhecer com tempo aberto e ventos frios, o avanço de uma frente fria pelo Rio Grande do Sul entre hoje e amanhã (22/11), irá ocasionar chuvas em diversos pontos do estado favorecendo a continuidade do plantio da soja e, principalmente, o desenvolvimento das culturas. Contudo, esse sistema deverá passar rapidamente pelo Rio Grande do Sul e Santa Catarina, avançando pela região Sudeste.

Previsão do tempo para os próximos dias

Ainda de acordo com a Climatempo, as áreas de instabilidade que estão sobre a região nesse momento, ganharão mais força e com isso, há previsão de que ao longo dessa semana venham ocorrer chuvas bem mais generalizadas sobre todas as regiões produtoras do Sudeste, Centro-Oeste, do Paraná e de Rondônia elevando os níveis de umidade do solo o que beneficia a finalização do plantio da soja e, sobretudo, o desenvolvimento das lavouras.

No Matopiba, a semana será marcada pelas pancadas de chuvas mais irregulares, porém, ainda assim, suficientes para permitir condições razoáveis ao desenvolvimento das lavouras. Sendo que, segundo a Climatempo, somente na semana que vem é que há previsão de chuvas mais generalizadas sobre a região do Matopiba e Pará.

 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.