PREVISÃO DO TEMPO: temporais no Norte e tempo seco no Sul
CI
Imagem: Marcel Oliveira
AGROTEMPO

PREVISÃO DO TEMPO: temporais no Norte e tempo seco no Sul

Uma frente fria passará próxima do sul do Rio Grande do Sul também a partir do dia 23
Por: -Aline Merladete

A segunda-feira (22.02)  seguirá com o mesmo padrão dos dias anteriores. Devido à permanência dos grandes sistemas meteorológicos que estão atuando no país, como a Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), que mantém um corredor de umidade em parte na faixa central do país, e a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que também fornece as condições para chuvas fortes em parte do norte e nordeste do Brasil.

Região Norte
Os temporais na região norte do Brasil estarão presentes em todos os estados, entretanto, de uma forma mal distribuída em RO, AM e RR. Os fatores que favorecem a formação dos temporais nessas regiões são em grande parte o forte calor, grande quantidade de umidade disponível, e instabilidades nas partes mais altas da atmosfera, atribuídas à Alta da Bolívia. Desta forma, no estado do AC as chuvas serão mais generalizadas, com potencial para temporais fortes. Ao passo que, no norte do PA e AP o posicionamento da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) mantém as condições para chuvas fortes, onde os acumulados podem superar os 80 mm pontualmente. Similarmente, no estado do TO e sul do PA a influência da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) mantém a condição para formação de temporais e que podem ser localmente fortes.

Região Nordeste
O tempo fica mais estável em boa parte da faixa leste, apesar de que, na região nordeste também terá a influência dos dois sistemas que favorecem a formação de chuvas, já mencionados, a ZCAS na faixa oeste da região e a ZCIT na faixa norte. Sendo assim, é esperado para esta segunda-feira volumes significativos de chuva no estado do MA e PI, principalmente na faixa norte, no extremo oeste da BA e pancadas isoladas no estado do CE. No entanto, os ventos que sopram de leste podem favorecer a ocorrência de chuvas no sul da BA, porém sem volumes significativos. Nas demais regiões, do centro do estado da BA ao estado do RN a condição do tempo é de maior estabilidade.

Região Centro-Oeste
A ZCAS continua influenciando as chuvas em boa parte da faixa norte da região, ao mesmo tempo que ao sul do centro-oeste ainda o sistema que predomina é a massa de ar seco. Deste modo, boa parte do centro sul do MS o tempo terá céu claro. Mas, o forte calor e instabilidades nas partes mais altas da atmosfera podem contribuir para pancadas de chuvas isoladas e mal distribuídas na faixa norte do estado. Este mesmo comportamento, de pancadas de chuvas isoladas será visto em boa parte da faixa oeste do estado do MT, enquanto que na faixa leste devido ao posicionamento da ZCAS as chuvas terão uma distribuição mais regular, bem como no estado do GO e no DF.

Região Sudeste
Boa parte da região terá condições para chuvas volumosas, principalmente na área central da região sudeste, e isso devido à ZCAS. Desta maneira são esperados grandes volumes de chuva em toda a parcela central do estado de MG, norte do RJ e sul do ES. Com isso, vale ressaltar que há condições para transtornos nas regiões Serrana do Rio de Janeiro e na Zona da Mata Mineira, devido ao volume de chuva já registrado nos últimos dias. Entretanto no norte de SP e triângulo mineiro a condição é para temporais isolados, característicos da época do ano. E no centro sul do estado de SP, o domínio da massa de ar seco continua impedindo as chuvas mais generalizadas.  

Região Sul
O sistema que ainda predomina o tempo nos três estados da região sul é a massa de ar seco associada a uma região de alta pressão. Este sistema acaba impedindo a formação de nuvens carregadas e também impede a chegada do ar quente e úmido da região amazônica para a região sul. Desta forma, o principal fator que pode ocasionar uma eventual chuva isolada e mal distribuída, é o forte calor. Essas pancadas de chuvas podem se desenvolver no oeste de SC, oeste do RS e na região da serra catarinense.
 
Qual é a tendência para os próximos dias?

As condições sobre parte do nordeste e também nas áreas que estão sob influência da ZCAS, persistirão no início desta semana até quinta-feira (25/02). Na terça-feira (23), a chegada de um cavado - uma região alongada de baixa pressão - juntamente com instabilidades nas partes mais altas da atmosfera, contribuirão para pancadas de chuva isoladas em parte do RS e de SC. Além disso, uma frente fria passará próxima do sul do Rio Grande do Sul também no dia 23, contribuindo para aumentar o fluxo de umidade e consequentemente as chuvas nesse setor. O leste do Nordeste e a parte norte e nordeste da BA terão pouca chance de chuva pelo menos até o dia 23. Entretanto, até quarta-feira (24/02), há condições de pancadas de chuva isoladas do oeste da PB e de PE ao CE.

Confira como ficam as chuvas


Temperatura Máxima.


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink