CI

Previsão indica tempo seco nas áreas afetadas pelas chuvas. Confira.

Uma área de alta pressão, diminui as condições de chuvas em MG e ES


Foto: Pixabay

Nesta sexta-feira (14/01) às condições atmosféricas indicam uma diminuição das chuvas sobre algumas áreas na parcela central do país, contribuindo para a evaporação da água no solo nas áreas mais afetadas. 

A diminuição das chuvas, é favorável no momento, principalmente em relação à maior abertura no tempo, favorecendo um maior fotoperíodo para as culturas em desenvolvimento vegetativo, sobretudo em MG e GO.

No centro-sul do país, as instabilidades podem ocorrer com força e atingir algumas áreas produtoras de frutas na região sul. Em contraste com essas chuvas, o tempo continua seco e quente no extremo sul do país.

Alguns índices de instabilidade estão indicando potencial para chuvas intensas na metade sul da região sudeste, com potencial para queda de granizo isolado em alguns pontos. 

Saiba como fica o tempo em cada região: 

Confira a plataforma completa de mapas aqui.
Saiba  a previsão para a sua cidade aqui. 

Região Norte
O padrão das chuvas voltou a cobrir todas as áreas da região, ainda seguindo um comportamento irregular e baixos volumes previstos. Contudo, a tendência indica uma diminuição das chuvas sobre o sul do TO, isso devido ao padrão dos ventos nas camadas mais altas da atmosfera conhecido como Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN). Já no estado do AC, sul do AM e RO, as chuvas ganham intensidade, com áreas onde os acumulados poderão superar os 30 mm. Nas demais áreas as chuvas serão mais esparsas e passageiras.

Região Nordeste
O tempo firma nas áreas produtoras da BA e sul do PI em decorrência do avanço do Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN). Este VCAN, é um padrão de ventos em 10 km de altitude, que giram no sentido horário, contribuindo para a formação de nuvens carregadas em suas bordas e tempo firme no centro. Assim, sobre o MA, norte do PI e do CE até AL, as instabilidades provocadas pelo VCAN possibilitam a formação de nuvens muito carregadas, que poderão resultar em fortes temporais sobre o centro-norte do MA. 

Região Centro-Oeste
As instabilidades perdem intensidade sobre boa parte da região, além disso o comportamento das chuvas será irregular. Um dos fatores que contribuem para este comportamento é a presença de uma área de alta pressão, que diminui as condições para a formação de nuvens carregadas. Sobre o MS, GO e metade leste do MT, o predomínio será de sol com a possibilidade de ocorrência de pancadas passageiras no final do dia. Entretanto, ao norte do estado do MT, particularmente na grande região de Aripuanã, a tendência mantém as chuvas frequentes, mas com menor intensidade e menores volumes previstos.

Região Sudeste
O padrão dos ventos, associado a uma área de alta pressão, diminui as condições de chuvas sobre boa parte da região. o tempo terá o predom?inio de sol em todo o estado de MG, com a possibilidade apenas de algumas pancadas de chuvas isoladas no triângulo e sul do estado. Sobre o ES e norte do RJ as chuvas também diminuem, possibilitando a evaporação de água do solo que se encontra encharcado. Sobre todo o estado de SP as projeções indicam a possibilidade de chuvas pontuais, mal distribuídas e passageiras. Nas áreas do Vale do Paraíba, os índices que medem o potencial de chuvas fortes, apontam para valores significativos, colocando a região em estado de alerta para temporais e ocorrência de granizo isolado.

Região Sul
A intensa massa de ar quente e seco continua atuando em boa parte do RS, mantendo as temperaturas previstas acima dos 40°C e índices de umidade abaixo dos 20%. Por outro lado, a presença de uma região de baixa pressão sobre SC e PR, também provocará influências sobre o norte gaúcho, possibilitando a formação de temporais isolados. Esses temporais também foram registrados no oeste de SC e oeste do PR. Por outro lado, a intensidade das chuvas sobre o leste de SC aumenta, os volumes poderão superar os 30 mm no decorrer do dia, além das condições para o registro de chuvas localmente fortes, acompanhadas de raios, vendavais e eventual queda de granizo. 

Veja os mapas destaques para hoje:

Chuva

Temperatura Máxima

Umidade Mínima

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.