CI

Previsto aumento em reservas mundiais de arroz

Produção avançará neste ano em 2,6 por cento, até 462,7 milhões de t


Bangkok- As reservas mundiais de arroz mostram hoje uma sólida tendência à alta, apoiadas pelo aumento da produção e uma contração das importações em todo o mundo, informaram fontes especializadas.

Segundo dados do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, a produção avançará neste ano em 2,6 por cento, até 462,7 milhões de toneladas.

Os estoques poderiam crescer até em um três por cento em 2012, com 100,1 milhões de toneladas, o volume mais elevado desde 2003, tomando em conta uma queda de 7,5 por cento nas importações.

Enquanto isso, analistas recordaram que os preços se mostram vulneráveis às condições da colheita nos países exportadores, onde três deles concentram 59 por cento das vendas.

Dessa forma, Tailândia, Vietnã e Índia marcam o passo no comércio mundial do alimento.

No caso da Tailândia, o governo decidiu estender um programa de compra do grão para as reservas estatais, o que deixaria os embarques correspondentes a 2012 em torno de 9,5 milhões de toneladas.

Por sua vez, os carregamentos do Vietnã chegarão neste ano a 7,34 milhões de toneladas, para um discreto crescimento com relação a 2011 (7,1 milhões de toneladas).

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.