CI

Primeira bezerra da genética Ciale Leite nasce no país

A fêmea já está batizada com o nome de Vitória, por representar um marco histórico na trajetória da empresa no País


Depois de apenas nove meses de operação no Brasil e tendo já comercializado surpreendentes 70 mil doses de sêmen convencional, coletado de touros-pais selecionados de linhagens Holando Argentino, a equipe técnica da Ciale Brasil Leite está comemorando o primeiro nascimento – uma fêmea - resultante de inseminação a partir da genética do consagrado touro de criação argentina "Tulio Sosa". "A fêmea já está batizada com o nome de Vitória, por representar um marco histórico na trajetória da empresa no País", vibra o veterinário Francisco Fuchs, gerente técnico da linha Ciale Leite no Brasil.

A pequena Vitória nasceu no dia 27 de março na propriedade do criador e produtor de leite gaúcho Edemar Moretto, no município de Arvorezinha, região central do Rio Grande do Sul. A inseminação foi realizada pelo técnico Claudiomir Desengrini e segundo o veterinário Fernando Stefenon, técnico da Ciale Leite naquele ponto do Brasil, mesmo sendo uma bezerra recém nascida, Vitória já está causando furor entre os criadores. "Já dá pra perceber que se trata de um animal de aparência difereciada, que surge com a promessa de produzir muito leite de alta qualidade e de oito a dez crias em sua longa e lucrativa vida", projeta Stefenon.

"Este ano vamos ter vários nascimentos resultantes do uso pelos criadores do nova genética Ciale Brasil Leite, e nossa expectativa com o uso desta carga genética desenvolvida na Argentina e portanto totalmente adaptada às condições brasileiras, é de enormes ganhos aos plantéis leiteiros em qualidade e produtividade de leite, em longevidade e no impacto do melhoramento genético dos rebanhos leiteiros", sintetiza Francisco Fuchs.

A genética Ciale Brasil Leite surge no mercado como uma nova opção aos produtores, agregando características como qualidade seminal, que resulta em maiores índices de prenhez, além da produção de um leite mais valorizado pela indústria, com maior percentual de gordura e de proteína.

Com o novo sêmen Ciale Brasil Leite o Centro de Inseminacion Artificial La Elisa (Ciale), empresa argentina, entra com força na disputa do mercado leiteiro brasileiro oferecendo uma opção totalmente nova e consolidada, a partir de uma experiência de 50 anos na área, com uma genética de efetivos resultados técnicos e econômicos. A Ciale Brasil Leite, através de sua filial brasileira, prevê investimentos superiores a 300 mil dólares este ano no setor do leite, em estoque de material genético, marketing e logística no Brasil.

"Estamos colocando no mercado produtos como sêmen, sêmen sexado, embriões e novilhas de comprovada qualidade, visando uma produção em base pastoril, com custos enxutos e com desempenho reprodutivo realmente superior", sintetizou Fuchs. As informações são da assessoria de imprensa da Ciale Brasil Leite.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.