Primeira reunião para debater endividamento ocorre hoje

Agronegócio

Primeira reunião para debater endividamento ocorre hoje

O encontro servirá para elaborar uma proposta para a renegociação das parcelas alongadas dos custeios e investimentos que vencem neste ano
Por: -Giuliano
1 acessos

Está confirmada a participação do ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, para hoje (12-06), às 10h30, na primeira reunião do Grupo de Trabalho (GT) formado por técnicos do Ministério da Agricultura e da Fazenda, OCB, CNA, Contag e parlamentares da subcomissão do endividamento agrícola, para tratar do acúmulo dos débitos dos produtores rurais.

Segundo o deputado federal Luis Carlos Heinze (PP-RS), o encontro, que terá a participação de técnicos das duas Pastas, servirá para elaborar uma proposta para a renegociação das parcelas alongadas dos custeios e investimentos que vencem neste ano. A estimativa é que elas alcancem em torno de R$ 14 bilhões somente no Banco do Brasil. "Com esta safra, os produtores mal conseguem pagar as prestações deste ano, e não as prorrogações que vêm rolando desde 2004, 2005 e 2006", disse.

O parlamentar também defende uma proposta de renegociação para as contas antigas incluídas na securitização e no Pesa, além do cancelamento de todas as cobranças e execuções por pelo menos 180 dias. "Vamos buscar uma maneira de diminuir o endividamento e oferecer aos produtores a redução das taxas de juros".

O encontro é a continuidade das tratativas iniciadas pela subcomissão de política agrícola, endividamento e renda rural ligada a Comissão de Agricultura. A formação do GT foi acertada na semana passada em reunião com parlamentares e o ministro da Fazenda, Guido Mantega.


Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink