CI

Primeira turma de Gestores Rurais finaliza curso em Uberlândia

Durante as aulas foram abordados três pilares: Gestão de Pessoas; Seleção, Contratação e Demissão; e também Gestão de Processos de Negócios


Composto por cinco módulos de 16 horas cada, totalizando 80 horas de curso, o programa Gestores Rurais foi lançado de forma piloto no começo de novembro em Uberlândia, e chegou ao fim já com a perspectiva de retomada para 2017. Durante as aulas foram abordados três pilares: Gestão de Pessoas; Seleção, Contratação e Demissão; e também Gestão de Processos de Negócios.

“Como a demanda foi sugerida pela Associação dos Granjeiros Integrados do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba (Agritap) e eles têm uma grande quantidade de produtores integrados, para o ano que vem deveremos atender pelo menos mais seis turmas”, explica o instrutor Walmes Batista Mendonça, que atua nos cursos e programas de Administração Rural do SENAR Minas.

Ainda segundo Walmes, o curso foi extremamente positivo, já que o Gestores Rurais está colaborando para que estes participantes consigam gerir suas propriedades de forma mais consciente e consistente. “Como este programa é baseado em três unidades curriculares, conseguimos passar informações desde a contratação até a demissão de um funcionário e como cada gestor deve agir. Falamos também como solucionar os problemas e melhorar os processos que envolvam a cadeia produtiva da avicultura. Os participantes saíram com um Planejamento Estratégico e um Manual de Regimento Interno dos Colaboradores e isso vai ajudá-los a chegar aos resultados positivos que eles tanto almejam”, garante o instrutor.

Aprovado

O Programa Gestores Rurais foi desenvolvido pelo SENAR-PR com o objetivo de promover a aplicação de ferramentas gerenciais para gestão de pessoas e de processos considerando a sustentabilidade da empresa rural. Em Uberlândia a proposta foi aprovada e deve render bons frutos. Segundo Kewstiliene Silveira Gomes da Silva, produtora de aves, a expectativa foi superada e, desde o começo, foi possível implantar várias dicas em sua propriedade. “Desde o início do curso eu comecei a colocar em prática varias ações, como as reuniões do bom dia, conhecer os funcionários, reconhecer o trabalho realizado e as funções de cada colaborador. Tudo isso faz diferença no dia a dia e eu já estou colhendo os resultados com este curso”, afirma.

Para a gerente administrativa da Agritap Jeane Silvia Leandro, que ajudou na promoção e também fez as aulas, o programa mostrou os pequenos detalhes que fazem a diferença dentro das propriedades e que não eram percebidos pelos integrados. “Aprendemos sobre os custos de produção, e saber quanto se ganha e se gasta é uma dificuldade para nossos integrados - além disso, agora cada participante tem uma consciência mais aprofundada do negócio rural que possui. Como gestora eu acho importantíssima a busca por novos conhecimentos e, depois deste curso do SENAR Minas, tenho outra visão e pretendo disseminar isto entre os associados. Fiquei muito satisfeita com este Programa e acredito que os produtores deveriam se empenhar para participar quando tiverem oportunidade”, ressalta Jeane.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.