CI

Primeira turma de técnico em agropecuária se forma

O Centro de Excelência em Bovinocultura de Corte do Senar/MS presenciou a formatura do Curso Técnico em Agropecuária


Foto: Eliza Maliszewski

O Centro de Excelência em Bovinocultura de Corte do Senar/MS, localizado nas dependências da Embrapa em Campo Grande, presenciou a formatura da primeira turma do Curso Técnico em Agropecuária.

Devido à pandemia e às medidas preventivas, a cerimônia foi restrita a formandos e algumas autoridades, entre eles o chefe-geral da Embrapa Gado de Corte, Antonio do Nascimento Rosa; o diretor-geral do Senar, Daniel Carrara e o presidente do Sistema Famasul, Mauricio Saito.

Rosa lembrou aos 56 novos profissionais que na década de 90, duas instituições eram o rosto do serviço agropecuário brasileiro: Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) e Embrater (Empresa Brasileira de Assistência Técnica e Extensão Rural). Com a extinção da segunda, a missão de transferir tecnologia passou aos Estados e ressaltou que a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), por meio do Senar-MS, tem ocupado esse espaço de forma relevante. 

“É um dia histórico em que entregamos à cadeia produtiva a primeira turma de técnicos em agropecuária, formados nesse Centro de Excelência. São novos profissionais a serviço do agro nacional gerando mais renda e promovendo a realização de famílias rurais e da sociedade brasileira como um todo”, afirmou o chefe-geral. Após dois anos, com aulas teóricas, práticas e estágios, inclusive dentro de setores da Embrapa, os jovens receberam seus certificados e estão aptos para atuarem nos diversos segmentos do setor. 

O presidente do Sistema Famasul, Mauricio Saito, ressaltou que “todos esses novos profissionais vitoriosos, que, em 2018, passaram por um disputado processo seletivo para ingressar nesse curso. Hoje, com toda a trajetória percorrida por 2 anos, com ensino de qualidade e de referência nacional, temos dados que chamam a atenção: de 56 formandos, 36 já estão empregados, com incremento salarial e melhoria na renda familiar”.

“É momento de agradecimento a todos que contribuíram para esta importante conquista. Ao Sistema CNA e Sistema Famasul, que acreditam na educação como pilar transformador de uma sociedade; à Embrapa Gado de Corte, por compartilhar estrutura e conhecimento científico com nossos alunos; e, claro, aos novos técnicos que, com empenho e responsabilidade estão prontos para as oportunidades do mercado de trabalho”, enalteceu o superintendente do Senar/MS, Lucas Galvan.

Daniel Carrara, diretor-geral do Senar, frisou o início de um novo ciclo, no qual “como turma pioneira do nosso Centro de Excelência em Bovinocultura de Corte, vocês são profissionais diferenciados e disputados pelo mercado, e têm o compromisso em levar informação aos produtores rurais de todo o Brasil”.

Também participaram do evento, o vice-presidente do Sistema Famasul, Luis Alberto Novaes Moraes, e o diretor-secretário, Frederico Stella.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.