CI

Primeiras ações do Programa de Gestão Sustentável são realizadas no Vale do Caí

Criado pelo Governo do Estado, o Programa de Gestão Sustentável da Agricultura Familiar beneficiará centenas de agricultores do Vale do Caí.


Criado pelo Governo do Estado, o Programa de Gestão Sustentável da Agricultura Familiar beneficiará centenas de agricultores do Vale do Caí. Na região, a meta é sensibilizar 374 famílias e elaborar 187 Planos de Gestão das propriedades, com a execução de atividades a curto, médio e longo prazo. As ações já começaram a ser desenvolvidas, com a participação de extensionistas da Emater/RS-Ascar, responsável pela operacionalização do programa, em encontros nos quais são esclarecidas as metodologias e ferramentas a serem utilizadas na execução da política pública.

O próximo passo envolve reuniões com representantes de prefeituras municipais, Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) e entidades ligadas ao setor para divulgação, sensibilização e seleção das famílias interessadas no Programa, que beneficiará cerca de 20 mil famílias gaúchas. Também serão realizadas visitas às propriedades rurais que tenham potencial e estejam dispostas a receber ações de caráter produtivo, social e ambiental, seguindo as orientações gerais acordadas e apresentadas no Plano de Gestão.

O objetivo do Programa, coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), é promover a gestão e a adequação socioeconômica e ambiental das propriedades rurais familiares. A intenção é trabalhar de forma sistêmica, realizando o acompanhamento das atividades e promovendo a implantação de um sistema de gestão de forma a gerar instrumentos e conhecimento para diagnosticar, projetar, monitorar e avaliar sistemas de produção, com a abrangência de todas as atividades desenvolvidas nas unidades de produção familiar.

Outro ponto salientado pelo Programa - que será desenvolvido no Rio Grande do Sul no período de quatro anos, até 2019, por meio de assistência técnica gratuita - envolve a participação de jovens e mulheres como promotores do desenvolvimento das propriedades. Também serão incentivados o aumento da renda, a ampliação da área com práticas conservacionistas, a promoção do acesso a bens, serviços e políticas públicas e produção de pelo menos dez produtos para autoconsumo nas propriedades.

Os produtores interessados em participar do Programa podem procurar o escritório da Emater/RS-Ascar de seu município para a obtenção de mais informações.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.