CI

Primeiro dia do II Seminário Internacional de Greening evidencia importância da ciência

Evento reuniu mais de 250 profissionais ligados ao setor citrícola vindos de diversas partes do Brasil e do mundo


Começou hoje (22/5) o primeiro dia do II Seminário Internacional de Greening promovido pelo Fundecitrus, no Auditório da Unip, em Araraquara-SP. O evento reuniu mais de 250 profissionais ligados ao setor citrícola vindos de diversas partes do Brasil e do mundo.

O painel inicial apresentou um panorama do greening no Brasil, Estados Unidos (Flórida e Califórnia), México, Costa Rica e Espanha, países que se destacam na produção de citros e que trouxeram ações bem-sucedidas no controle da doença e também desafios a serem enfrentados, permitindo a troca de experiências e apontando para a importância da ciência para a manutenção de uma citricultura sustentável.

O segundo painel trouxe informações sobre a disseminação da bactéria dentro das plantas, que se direciona preferencialmente para partes jovens, e como esse processo é dificultado por altas temperaturas. Os danos às raízes também foram abordados, o que contribui para a queda de folhas e frutos, bem como a interferência do greening sobre a queda da produtividade das plantas.

No terceiro painel foram apresentadas pesquisas que avaliaram o papel da nutrição, antibióticos e termoterapia em plantas com greening.

O painel final abordou aspectos relacionados à dispersão do psilídeo, relacionando o deslocamento para outras plantas com horário (14h-16h), temperatura (acima de 27ºC) e má nutrição da árvore, dentre outros fatores. A última apresentação tratou do efeito de borda e da necessidade de plantio diferenciado e aplicações mais frequentes nas bordaduras das propriedades, locais onde o psilídeo predominantemente se instala.

O primeiro dia do evento foi marcado por uma homenagem ao pesquisador Joseph Bové, que, com seu trabalho, foi decisivo para a sanidade e competitividade dos pomares brasileiros.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.