Agronegócio

Primeiros dias de vida e desmame de leitões merecem cuidados

Purina desenvolveu uma linha de programas alimentares voltada para leitões
Por: -Redação
4 acessos

A taxa de mortalidade de leitões gira em torno de 1,5% do número de animais nascidos todos os anos no Brasil. Mas esse número pode aumentar para até 10% em algumas granjas, se o criador não adotar uma dieta alimentar adequada e se não tiver cuidados para afastar os fatores de risco.

As causas da mortalidade são diversas: alimentação inadequada, com escassez dos nutrientes necessários; falta de supervisão de partos, quando muitos leitões morrem por esmagamento ou inanição; doenças digestivas, responsáveis por 15% das mortes em maternidade e creche; pouca habilidade da fêmea; falta de higiene na maternidade; celas pequenas; e doenças infecciosas, como o circovírus, que permite a instalação de vários agentes patogênicos oportunistas.

O desmame é considerado o evento mais importante na criação destes animais. Por isso, a Cargill Nutrição Animal-Purina desenvolveu um programa completo de rações e núcleos, que atende às necessidades nutricionais do animal e, também, àquelas específicas do seu sistema imunológico, levando em consideração todo o processo de produção das células de defesa do organismo. “Com isso, é possível reduzir as medicações terapêuticas e, conseqüentemente, atingir o máximo de economia por quilo de carne produzido na propriedade”, enfatiza a gerente de negócios da empresa, Laerte Moraes.

A nova linha de produtos para leitões é composta de três programas: Pig Tech, PigFormance e Leitãocina. Os produtos da linha Pig Tech são compostos de rações, e de concentrados para uso em rações iniciais e pré-iniciais. Já o programa PigFormance é composto de concentrados, visando a otimização do desempenho na creche. O programa Leitãocina é constituído de ingredientes com alto padrão e rigoroso controle de qualidade. As informações são da assessoria de imprensa da Purina.

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink