CI

Pro­je­tos atin­gem to­dos os coo­pe­ra­dos/PR


   A Coo­pe­ra­ti­va No­va Pro­du­ti­va com­ple­ta no mês que vem 10 ­anos de vi­da. Atual­men­te tem ­três mil coo­pe­ra­dos, reu­ni­dos em ­seis uni­da­des – Co­lo­ra­do, Lo­ba­to, San­ta Fé, Ân­gu­lo e Igua­ra­çu –, e ­área de atua­ção em 13 mu­ni­cí­pios da re­gião Nor­te. A se­de é em As­tor­ga.


  A von­ta­de dos 13 pro­du­to­res que em 1999 de­ci­di­ram ­unir ­seus es­for­ços nu­ma coo­pe­ra­ti­va ren­deu ­bons fru­tos. Ho­je, os coo­pe­ra­dos pro­du­zem 130 mil to­ne­la­das de so­ja, mi­lho, tri­go e ca­fé. A des­ti­la­ria pro­ces­sa 1,1 mi­lhão de to­ne­la­das de ca­na-de-açú­car ao ano e pro­duz ál­cool ani­dro e hi­dra­ta­do.

  ­Além das mu­lhe­res, a No­va Pro­du­ti­va ­quer or­ga­ni­zar os jo­vens pa­ra que se cons­cien­ti­zem so­bre o seu pa­pel na pro­du­ção e no coo­pe­ra­ti­vis­mo. A or­ga­ni­za­ção co­me­çou em 2008 com um en­con­tro e nes­te ano o gru­po con­cre­ti­za as ­ações de­fi­ni­das no even­to.

  A fi­lo­so­fia do coo­pe­ra­ti­vis­mo é le­va­da tam­bém às crian­ças, com o Coo­per Jo­vem, pro­je­to ini­cia­do nes­te ano com alu­nos da 3ªsé­rie dos dis­tri­tos de San­ta Zé­lia, Iça­ra e Tu­pi­nam­bá, do mu­ni­cí­pio de As­tor­ga. ‘‘O ob­je­ti­vo é que as crian­ças en­ten­dam que por ­meio do coo­pe­ra­ti­vis­mo po­de-se ter um fu­tu­ro ­melhor’’, diz Ali­ne Eduar­do Fa­rias da Sil­va, res­pon­sá­vel pe­los pro­je­tos de coo­pe­ra­ti­vis­mo da No­va Pro­du­ti­va.


  Se­gun­do Ali­ne, as crian­ças po­dem le­var aos ­pais a cul­tu­ra do coo­pe­ra­ti­vis­mo. Na Se­ma­na do ­Meio Am­bien­te, alu­nos da 6ªsé­rie de to­das as uni­da­des da No­va Pro­du­ti­va par­ti­ci­pa­ram do pro­je­to Eco­no­va, com o plan­tio de mu­das de ár­vo­res nas ­áreas dos as­so­cia­dos. A coo­pe­ra­ti­va tam­bém rea­li­za anual­men­te cam­pa­nhas de Pás­coa e Na­tal pa­ra ar­re­ca­dar cho­co­la­te e brin­que­dos pa­ra se­rem dis­tri­buí­dos a crian­ças po­bres.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.