CI

Pró-Sementes divulga desempenho das cultivares de trigo no RS

Foram avaliadas 44 cultivares indicadas pelo zoneamento agrícola do MAPA


Foram avaliadas 44 cultivares indicadas pelo zoneamento agrícola do MAPA

Os resultados do Ensaio de Cultivares em Rede (ECR) do trigo na safra gaúcha de 2011 já estão disponíveis para consulta. Conduzidos pela Fundação Pró-Sementes, os experimentos avaliaram o desempenho de 44 cultivares, de 7 diferentes obtentores, indicadas pelo zoneamento agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Os ensaios foram conduzidos em seis locais do Rio Grande do Sul, sendo quatro da microrregião 1 (Júlio de Castilhos, Passo Fundo, São Gabriel e Vacaria) e dois da microrregião 2 (Cachoeira do Sul e Santo Augusto). As sementes foram tratadas com inseticidas e fungicidas recomendados para a cultura do trigo, e a adubação de base foi feita de acordo com a análise do solo em cada local.

O objetivo da rede experimental é fornecer informações para nortear a tomada de decisão sobre a adoção de cultivares de trigo em diferentes regiões. Os ensaios são implantados e conduzidos de maneira uniforme em todos os locais selecionados, oferecendo ao produtor rural e à assistência técnica melhor visualização do conjunto de cultivares indicados para cada região.

Os resultados estão disponíveis no link http://fundacaoprosementes.com.br/arq/01022012_114233.pdf.

Sobre a pesquisa

Desde a safra 2007/08, a Fundação Pró-Sementes realiza ensaios com as variedades de trigo e soja registradas no MAPA e indicadas para o Rio Grande do Sul pelo zoneamento agrícola. Os experimentos são realizados em locais definidos, respeitando diferenças climáticas e de altitude, de acordo com o proposto no zoneamento.
Em 2011, os ensaios foram conduzidos em duas épocas em todos os locais, exceto em Vacaria (RS), que teve os experimentos comprometidos devido à ação do MST. Além do rendimento em quilogramas por hectare, em cada experimento, são determinadas as datas de semeadura, de emergência, de espigamento, de maturação, de colheita, stand inicial, acamamento, altura das plantas, e peso do hectolitro (pH).Os rendimentos médios das cultivares de trigo nas últimas safras também estão disponíveis.

Para consultar os resultados dos Ensaios de Cultivares em Rede, acesse o site www.fundacaoprosementes.com.br

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.