Probabilidade de La Niña no inverno “cai”. Entenda
Neutralidade pode durar mais do que o esperado
As projeções e os dados observados mais recentes, são claros, estamos entrando em um período de Neutralidade do fenômeno El Niño - Oscilação Sul (ENOS). Ou seja, o fim do El Niño e o hiato até o estabelecimento da La Niña – águas mais frias no Oceano Pacífico Equatorial.
No entanto, de acordo com as últimas projeções, a probabilidade para o estabelecimento da La Niña diminui entre o mês anterior e agora.
No início de abril as probabilidades indicavam o desenvolvimento do fenômeno com 60% de chances entre junho e agosto. Agora, nas simulações da segunda quinzena do mês as probabilidades para este mesmo período são indicadas com 32%, sendo mais elevadas no semestre entre julho e setembro, com 49% de chances para La Niña e 46% de chances para Neutralidade.
Projeções início de Abril
Fonte: IRI.
Projeções meio de Abril
Fonte: IRI.
Este comportamento pode representar um “adiamento” do período em que as temperaturas das águas do Oceano Pacífico Equatorial devem entrar no patamar de La Niña.
No Agro
Com isso, temos uma maior certeza de que a safra de inverno pode se desenvolver sob condições de Neutralidade. Embora, isso não represente um clima mais adequado para as culturas, visto que estamos em uma sequência de meses com temperaturas atingindo recordes absolutos ao longo da série histórica.
Além disso, o adiamento da La Niña, pode mexer com o planejamento do inicio das lavouras de verão para a Safra de 2024/25.