Problemas climáticos afetam América do Sul
CI
Imagem: Pixabay
REGIÃO

Problemas climáticos afetam América do Sul

A Argentina tem potencial para ser mais fria do que o normal em maio
Por: -Leonardo Gottems

A seca voltou ao Mato Grosso, bem a tempo de prejudicar os rendimentos do milho Safrinha durante a reprodução. O estresse de umidade que estava se tornando mais generalizado no estado no final de abril será monitorado de perto por cerca de três semanas. Enquanto isso, o foco do mercado está mudando rapidamente de volta para a América do Norte, onde se fala muito sobre as adversidades climáticas.  

A situação brasileira não é boa. A área impactada é principalmente Mato Grosso e Goiás, mas coletivamente representam uma grande parte da safra prevista para a segunda safra deste ano. A secura durante a reprodução nunca é uma coisa boa e os rendimentos estão caindo cada vez mais. Pouco mais da metade da safra de milho estava se reproduzindo no final de abril e a safra restante estava prevista para se reproduzir na primeira quinzena de maio.

A umidade do solo superficial foi classificada como muito baixa em muitas áreas no final de abril, enquanto a umidade do subsolo foi classificada como marginalmente adequada a curta. O estresse nas lavouras estava presente e aumentando nos últimos 10 dias de abril, mas os cortes na produção ainda podem ser minimizados por pancadas de chuva e trovoadas generalizadas. Há potencial para alguma precipitação, mas as chuvas de monção terminaram para a temporada, deixando os sistemas frontais de latitude média como o único método para trazer chuva para a região.

A Argentina tem potencial para ser mais fria do que o normal em maio e isso pode enviar uma massa de ar fria para o sul do Brasil e um sistema frontal para Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná e Goiás. Tal sistema frontal traria chuvas para a área e poderia reverter a tendência de declínio da produtividade.


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.