CI

Problemas relacionados a agropecuária afetaram a economia

A expectativa de crescimento econômico caiu de 2,18% para 1,94%


Alguns problemas relacionados ao setor agropecuário estão afetando negativamente os indicadores econômicos do Brasil. Foi isso que disse o professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e especialista em planejamento estratégico do agronegócio, Marcos Fava Neves, em entrevista para a Sociedade Nacional da Agricultura (SNA). 

Segundo dados do Relatório Focus do Banco Central, a expectativa de crescimento do Brasil para esse ano é 2018 caiu de 2,18% para 1,94%, mas a projeção para o ano que vem aumentou em 0.7%.  De acordo com o especialista, a greve dos caminhoneiros foi um dos fatores que colaboraram com a recessão. 

“Quem garante que caminhoneiros independentes seguirão uma tabela de preços? Há mais de um milhão de transportadoras no Brasil, e 95% delas tem menos de cinco caminhões. Fora isso, o tabelamento pode levar ao risco de investimentos em verticalização das atividades, com produtores e indústrias internalizando a função de transporte, o que em ‘tempos de Uber’ seria mais uma grande ineficiência”, explica. 

Nesse sentido, Neves chama a atenção para a grande dependência que o setor agropecuário tem do transporte rodoviário na hora de transportar seus produtos. “A excessiva dependência do transporte via caminhões, que no Brasil atinge 65% do volume de carga. Em relação aos grandes países, o Brasil é o que tem maior dependência. Portanto, devemos retomar com força os projetos de ferrovias e hidrovias, com investimentos internacionais e novas concessões”, pontua. 

Outro ponto abordado pelo professor foi a seca, ele cita como exemplo a produção da safrinha de milho, que deve cair 13,6% em relação ao último ano, o que equivale a quase 13 milhões de toneladas a menos, o que também impacta na economia nacional.  

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.