CI

Processo quer anular aprovação do dicamba nos EUA

“Estamos no tribunal mais uma vez"


Foto: AgrolinkFito

Um processo judicial está pedindo ao tribunal federal de apelações em San Francisco que cancele o registro do herbicida dicamba na Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (EPA). Os requerentes dizem que o dicamba tem uma tendência excessiva de evaporar de onde é pulverizada e se espalhar para campos, pomares, jardins e árvores vizinhos.

Confira também: Posicionamento Bayer - aprovação do dicamba nos EUA 

“Estamos no tribunal mais uma vez porque por quatro anos, a EPA alegou repetidamente que dicamba é seguro e por quatro anos, a agência esteve totalmente errada, resultando em milhões de hectares de danos”, disse Nathan Donley do Center for Biologicial Diversity . Quatro grupos, incluindo o Center for Biological Diversity, entraram com a ação na segunda-feira. 

O administrador da EPA, Andrew Wheeler,  anunciou a aprovação de cinco anos do dicamba para uso em algodão e soja geneticamente modificados uma semana antes da eleição presidencial. Ele disse que novas salvaguardas, que incluem a exigência de adicionar um agente tampão de pH aos tanques do pulverizador, reduziriam o risco de danos. 

Em junho, o tribunal de apelações de San Francisco cancelou o registro de dicamba na EPA, determinando que a agência subestimou ou ignorou os riscos do herbicida. A agência já estava trabalhando em condições de uso de dicamba em 2021 e anos posteriores. 

Em junho, a gigante agroquímica Bayer anunciou um acordo de US $ 400 milhões em um litígio separado, alegando danos à safra causados por dicamba de 2015 a 2020. O processo diz que a EPA não consultou outras agências sobre se a dicamba era uma ameaça para as espécies em perigo ou seus habitats e não forneceu evidências suficientes de sua conclusão de que o herbicida não causaria danos irracionais. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.