CI

Produção agrícola do Paraguai deve aumentar 50% em 10 anos

“É importante olhar para a última década para poder analisar os próximos 10 anos"


A produção agrícola do Paraguai, principalmente de milho e soja, deve aumentar em cerca de 50% nos próximos dez anos. Foi isso que informou o jornalista, mestre em agronegócio e coordenador da Zafra Expedition, em uma entrevista publicada no portal campoagropecuario.com.py. 

“É importante olhar para a última década para poder analisar os próximos 10 anos. Vimos uma década em que o Paraguai cresceu na produção de soja e passou de 6 milhões de toneladas para mais de 9 milhões de toneladas e de 2,2 milhões de toneladas de milho para mais de 4 milhões de toneladas. Agora tem a oportunidade de crescer mais de 50%, pelo menos, na próxima década, o que alcançaria 15 e 6 milhões de toneladas, respectivamente”, afirma. 

Nesse cenário, ele diz que é necessário que o país invista em tecnologia para conseguir alcançar esse nível de produtividade, pois acredita que a revolução tecnológica na agricultura é fundamental.  “Paraguai está facilitando a logística com os portos no Rio Paraguai e no Rio Paraná, porque os grandes custos do agronegócio e da produção de grãos estão na logística. Com a duplicação e construção de novas rotas, como corredores de exportação, é importante para a soja e para a produção em geral”, indica. 

Além disso, ele explica que há um mercado muito aberto como nunca antes visto e o Paraguai pode participar desse mercado internacional de commodities agrícolas, especialmente soja e milho. “Para o ciclo 2018/2019, a expectativa é de que a produção de soja no Paraguai cresça 6,5%, atingindo 9,7 milhões de toneladas (contra 9,1 milhões da safra passada). Espera-se um aumento de 1,6% na safra de milho, passando de 4,13 milhões para 4,2 milhões de toneladas”, conclui.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.