CI

Produção agrícola europeia diminuirá 56,13 mi tons 

Orgânicos devem ser o foco


Foto: Nadia Borges

A UE-27, ou os 27 países que fazem parte da União Europeia, tem 156,7 milhões de hectares dedicados à agricultura. Em 2019, cerca de 12,5 milhões de hectares, ou seja, cerca de 8% da área total, eram dedicados à agricultura orgânica. No entanto, o objetivo da estratégia europeia "Da Fazenda à Mesa" é que 25% da área agrícola, ou seja, 39,2 milhões de hectares, sejam dedicados à produção orgânica até 2030. Isso significa que eles precisam aumentar os hectares dedicados a essa produção em 26,7 milhões de hectares sobre a área de 2019. 

De acordo com uma análise de Mário Carvalho, professor da Universidade de Évora, e de Nuno Marques, agricultor português, a conversão de 25% da área agrícola da UE-27 em produção orgânica diminuirá a produção total em 56,13 milhões de toneladas, pois os 26,7 milhões hectares que serão convertidos para a agricultura orgânica terão redução de 60% na produtividade. No caso específico de Portugal, traduzir-se-á num aumento significativo das importações e, consequentemente, da pegada de carbono dos alimentos. 

A redução da produção agrícola da UE-27, o aumento da população mundial e, consequentemente, da procura, irão deslocar a produção para países que não estão sujeitos aos regulamentos da UE-27. Provavelmente resultará em uma redução na segurança alimentar e um aumento na pegada de carbono dos alimentos consumidos. Também pode aumentar a pressão sobre outras áreas do planeta que já apresentam sérios problemas de desertificação. 

Além disso, os preços dos produtos orgânicos são duas vezes mais caros que os preços dos produtos convencionais. Assim, poderia haver um aumento mundial dos preços dos produtos agrícolas. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.