Produção agrícola europeia diminuirá 56,13 mi tons
CI
Imagem: Nadia Borges
MUNDO

Produção agrícola europeia diminuirá 56,13 mi tons 

Orgânicos devem ser o foco
Por: -Leonardo Gottems

A UE-27, ou os 27 países que fazem parte da União Europeia, tem 156,7 milhões de hectares dedicados à agricultura. Em 2019, cerca de 12,5 milhões de hectares, ou seja, cerca de 8% da área total, eram dedicados à agricultura orgânica. No entanto, o objetivo da estratégia europeia "Da Fazenda à Mesa" é que 25% da área agrícola, ou seja, 39,2 milhões de hectares, sejam dedicados à produção orgânica até 2030. Isso significa que eles precisam aumentar os hectares dedicados a essa produção em 26,7 milhões de hectares sobre a área de 2019. 

De acordo com uma análise de Mário Carvalho, professor da Universidade de Évora, e de Nuno Marques, agricultor português, a conversão de 25% da área agrícola da UE-27 em produção orgânica diminuirá a produção total em 56,13 milhões de toneladas, pois os 26,7 milhões hectares que serão convertidos para a agricultura orgânica terão redução de 60% na produtividade. No caso específico de Portugal, traduzir-se-á num aumento significativo das importações e, consequentemente, da pegada de carbono dos alimentos. 

A redução da produção agrícola da UE-27, o aumento da população mundial e, consequentemente, da procura, irão deslocar a produção para países que não estão sujeitos aos regulamentos da UE-27. Provavelmente resultará em uma redução na segurança alimentar e um aumento na pegada de carbono dos alimentos consumidos. Também pode aumentar a pressão sobre outras áreas do planeta que já apresentam sérios problemas de desertificação. 

Além disso, os preços dos produtos orgânicos são duas vezes mais caros que os preços dos produtos convencionais. Assim, poderia haver um aumento mundial dos preços dos produtos agrícolas. 


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink