CI

Produção agrícola indígena é debatida hoje na câmara dos deputados

O objetivo dessa parceria é garantir segurança alimentar e melhorar o aproveitamento de recursos naturais nas aldeias


A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento Desenvolvimento Rural discute nesta manhã a produção agrícola indígena. Os deputados Nilson Leitão (PSDB) e Valdir Colatto (PMDB-SC), que pediram a realização do debate, afirmam que a troca de conhecimentos entre indígenas e técnicos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) tem contribuído para fortalecer a agricultura desses povos no Amapá e no Acre.

O objetivo dessa parceria é garantir segurança alimentar e melhorar o aproveitamento de recursos naturais nas aldeias, com ações simples que respeitem os hábitos tradicionais. “Para resguardar a singularidade das etnias e padrões socioculturais dos indígenas, cada atividade foi planejada de acordo com sugestões dos índios”, explicam os deputados no requerimento em que pediram a realização do debate.

No Oiapoque (AP), por exemplo, a Embrapa Amapá desenvolve ações de intercâmbio de conhecimentos em manejo sustentável de açaí e outras frutíferas. A adoção de técnicas de manejo de mínimo impacto de açaizais de grotas em terras indígenas aumenta em até 100% a produtividade e amplia o período de coleta de três para até sete meses.

Já no Acre, há cinco anos pesquisadores e técnicos da Embrapa compartilham conhecimentos com os índios da tribo Kaxinawá de Nova Olinda, que fica no município de Feijó. Nessa tribo, predomina o cultivo da banana, mandioca e amendoim.

A Embrapa foi uma das convidadas para participar da audiência. Além dela, foram convidados representantes do Ministério da Agricultura, Ministério da Justiça e Segurança Pública, Fundação Nacional do Índio (Funai), Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), e Conselho Indigenista Missionário (Cimi).

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.