CI

Produção avícola cresce 9,81% no Paraná

O Estado produziu 1,272 milhão de toneladas de frango de corte, contra 1,159 milhão de toneladas no mesmo período de 2006


A produção avícola do Paraná teve um crescimento de 9,81% nos sete primeiros meses de 2007 em relação ao mesmo período do ano passado. De acordo com dados do Sindicato das Indústrias dos Produtos Avícolas do Paraná (Sindiavipar), de janeiro a julho deste ano, o Estado produziu 1,272 milhão de toneladas de frango de corte, contra 1,159 milhão de toneladas no mesmo período de 2006. Somente no mês de julho, o Paraná produziu 185.676 mil toneladas de frango, produtividade 5% superior ao mês de junho, quando foram produzidas 176.822 mil toneladas.

Esse desempenho mantém o Paraná na liderança nacional em produção de frangos, posição obtida desde 2000. O presidente do Sindiavipar, Domingos Martins, acredita que o setor feche o ano com uma produção 12% maior do que em 2006, quando o Paraná produziu 2 milhões de toneladas de frango de corte. A expectativa é manter a produtividade em crescimento durante todo o ano, resultado dos investimentos das indústrias avícolas do Estado, que buscam novos mercados no cenário internacional e o fortalecimento de suas posições no mercado interno.

Segundo Martins, essa produção em alta tem foco no mercado internacional, com a conquista de novos mercados na Ásia e Oriente Médio, além da ampliação da comercialização em mercados já consolidados como Arábia Saudita, Japão, Hong Kong e Holanda. “Por ser o principal produtor, o Paraná caminha também para a liderança nas exportações brasileiras no setor”, afirmou. Hoje, o Estado ocupa a segunda colocação no ranking nacional de exportações de frango, só perdendo para Santa Catarina.

Como indicador deste movimento, Martins aponta a evolução verificada nas exportações paranaenses no primeiro semestre de 2007, superando a marca histórica de 2005 em 13,11%. No acumulado do primeiro semestre do ano, as indústrias paranaenses exportaram 401.142 mil toneladas de frango. Neste período 36,89% da produção paranaense de frango de corte foram destinados ao mercado internacional.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.