CI

Produção de amoras é alternativa para fumo

Agricultor do PR investiu no fruto, numa área onde cerca de 90% dos produtores se dedica ao fumo


Agricultor da região de Rio Azul investiu no fruto, numa área onde cerca de 90% dos produtores se dedica ao fumo; o sucesso só não é maior por falta de uma cooperativa

Em regiões onde o fumo é a principal atividade agrícola, algumas alternativas se mostram viáveis. Exemplo disso fica em Rio Azul, a cerca de 30 quilômetros de Irati (PR). O agricultor Guilherme Gurski, que no passado se dedicou a outras culturas, investe atualmente na plantação de amoras, numa região dominada pelo cultivo do fumo. Ele fundou seu pequeno empreendimento há cerca de 15 anos, depois de levar um grande prejuízo com a plantação de batatas. Optou pelas frutas vermelhas, mesmo ouvindo piadas de colegas que argumentavam ser a amora “fruta que dá no mato”.

“Aqui em Rio Azul a grande maioria das pessoas planta fumo. Mas eu já disse que é um erro, porque vai chegar um momento em que vai ser proibido. E aí os agricultores precisam estar preparados, tendo uma cultura diferente para o sustento”, comenta.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.