Produção de arroz vai atingir 11,3 milhões de toneladas

Agronegócio

Produção de arroz vai atingir 11,3 milhões de toneladas

A estimativa permanece inferior à da safra passada em consegüência da redução de área e da perda de 1,9% na produtividade
Por: -Giuliano
2 acessos

A safra de arroz 2006/07 encontra-se concluída na região Centro-Sul. Na região Norte-Nordeste o final da colheita está previsto para outubro, nos estados onde o plantio é realizado mais tarde, como Alagoas e Sergipe. A área cultivada nessa safra foi de 3,0 milhões de hectares, inferior à da safra anterior em 1,7% (50,5 mil hectares). Essa redução ocorreu em função dos preços não remuneradores na época da implantação da cultura e do baixo nível dos reservatórios durante o plantio no Rio Grande do Sul, principal estado produtor.

A produção nacional, estimada em 11,3 milhões de toneladas, permanece inferior à da safra passada em 3,5%. Essa redução deve-se à retração de área e à perda de 1,9% na produtividade, principalmente por problemas de estiagem em alguns estados do Centro-Oeste e Norte-Nordeste. No Rio Grande do Sul, apesar da diminuição de 8,2% na área, em relação ao ciclo passado, a safra 2006/07 apresentou uma produção de 6,4 milhões de toneladas, obtidas, principalmente, em função do clima favorável durante o desenvolvimento das lavouras.

Quando comparada ao levantamento anterior (jun/07), verifica-se um ajuste, para menor, de 0,85% (96,9 mil toneladas) na produção total estimada, em função do clima adverso nos estados da região nordeste do País. As informações são da assessoria de imprensa da Conab.


Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink