CI

Produção de arroz vai ser a mais elevada dos últimos 10 anos em Portugal

INE estima que a produção de arroz aumente 5% e atinja as 165.000 toneladas


As previsões agrícolas do INE - Instituto Nacional de Estatística indicam que Portugal vai ter em 2010 a maior produção de arroz da última década, refletindo o aumento de área semeada, à custa do milho de regadio, cujo preço de mercado baixou.

O INE estima que a produção de arroz aumente 5% e atinja as 165.000 toneladas.

A disponibilidade de água permitiu que o milho se desenvolvesse em boas condições, compensando a quebra em termos de área semeada, pelo que deve ter uma colheita semelhante à anterior.

A vindima deve registar um aumento de 10%, estimando-se que a campanha termine com 6,2 milhões de hectolitros, um valor próximo da média dos últimos cinco anos.

Os olivais foram prejudicados pelas temperaturas elevadas do Verão, estimando-se uma ligeira quebra do rendimento na azeitona para azeite (-5%). Na azeitona de mesa espera-se um aumento de produtividade de 5%.

O girassol é a produção que mais cai, estimando-se que atinja apenas metade da campanha anterior, face à opção dos produtores de biodiesel pela soja importada, em detrimento da matéria-prima nacional.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.