CI

Produção de aveia deixa produtores satisfeitos

Começou a colheita da aveia no Paraná. O clima ajudou e os agricultores estão satisfeitos com a safra


Começou a colheita da aveia no Paraná. O clima ajudou e os agricultores estão satisfeitos com a safra.

O barulho da máquina é bem-vindo. Foram cinco meses de espera, mas, finalmente, chegou a hora da colheita da aveia em Tibagi, região central do Paraná.

O clima frio e seco favorece o cultivo da aveia. A região é responsável por 20% da produção nacional. Tudo que sai do lugar abastece o mercado interno.

A propriedade da agricultora Hilda de Geus tem 30 hectares. Ela espera colher 90 toneladas de aveia branca. O preço dependerá da qualidade do grão. “Vai valer muito o PH que eles medem na cooperativa. Se deu acima de 50 pode, talvez, passar para o consumo humano. O preço sobe”, disse.

O Paraná tem 40 mil hectares plantados com aveia branca. A expectativa é colher 102 mil toneladas, vinte e cinco por cento a mais do que na safra anterior. O que deve diminuir é a colheita de aveia preta, usada na cobertura de solo para plantio direto e como ração animal. Dos 140 mil hectares, a previsão é colher 178 mil toneladas, com queda de 26%.

O PH, a que dona Hilda se refere, é uma relação entre volume e peso, usada na classificação da aveia.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.