Produção de café do Brasil em 2018 somou recorde de 63,7 mi sacas, diz Safras

Café

Produção de café do Brasil em 2018 somou recorde de 63,7 mi sacas, diz Safras

Safra brasileira de café 2018/19, colhida este ano, atingiu um recorde de 63,7 milhões de sacas de 60 quilo
Por:
36 acessos

A safra brasileira de café 2018/19, colhida este ano, atingiu um recorde de 63,7 milhões de sacas de 60 quilos, estimou nesta quinta-feira a consultoria Safras & Mercado, que revisou para cima seu número após sondagem junto a cooperativas, produtores, exportadores, comerciantes, armazenadores e secretarias de agricultura.

Na previsão anterior, disse a consultoria em relatório, a produção estava estimada em 60,5 milhões de sacas. Com a revisão, agora a Safras estima um crescimento de 25,4 por cento na colheita de café do Brasil, maior produtor e exportador global da commodity, na comparação com 2017.

PATROCINADO

“Relatos de produtores, apontando resultado acima do esperado, e os armazéns cheios de café, antecipavam que a produção em 2018 era maior que a esperada inicialmente”, disse em nota o consultor de Safras Gil Barabach, responsável pela estimativa.

Os números de safra refletem o avanço na produtividade das lavouras, lembrou Barabach.

Relatório da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) citado pela Safras indicou que a área em produção cresceu apenas 0,1 por cento, totalizando 1,86 milhão de hectares, enquanto a produtividade das lavouras saltou para 33 sacas/ha, o que corresponde a um incremento de 37 por cento se comparado à temporada anterior. “As lavouras de café repercutem positivamente o clima favorável, o parque cafeeiro rejuvenescido e os investimentos em tratos culturais em anos anteriores”, ressaltou.

No caso do arábica, houve avanço na safra de 2018/19 de 23,6 por cento, totalizando 47,7 milhões de sacas. A produção do conilon, depois de anos seguidos de seca e colheita bem abaixo do potencial, foi estimada em 16 milhões de sacas, crescimento de 31,1 por cento na comparação anual.


Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink