Produção de cana-de-açúcar alavanca agronegócio
CI
Agronegócio

Produção de cana-de-açúcar alavanca agronegócio

O açúcar aumentou suas exportações em 57,4% e passou a ser o produto líder da pauta exportadora
Por:

O açúcar e o álcool foram responsáveis por boa parte das exportações do agronegócio brasileiro em 2006. Segundo o boletim Indicadores Rurais, elaborado pela Confederação Nacional da Agricultura (CNA), as exportações dos dois produtos responderam por 53% do valor exportado entre janeiro e novembro de 2006.

O açúcar, individualmente, aumentou suas exportações em 57,4% e passou a ser o produto líder da pauta exportadora.

Outro dado que comprova a participação positiva da cana-de-açúcar é o resultado do Valor Bruto da Produção (VBP) do produto em 2006, que foi de R$ 17,99 milhões, 31,2% maior que em 2005, contabilizado em R$ 13,71 milhões.

O assessor técnico da Comissão Nacional da Cana-de-Açúcar da CNA, José Ricardo Severo, explica que a cana-de-açúcar influenciou diretamente nos valores do Produto Interno Bruto (PIB) do Agronegócio, por causa da valorização do açúcar e do álcool combustível.

"A cana-de-açúcar é a principal matéria-prima do etanol, que registrou significativa alta de preços no ano passado. Por causa disso, a cana apareceu nos indicadores, como uma das principais propulsoras do crescimento do PIB do agronegócio em 2006", destacou.


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink