CI

Produção de canola cresce 36% no Brasil

Estima-se que a produção total de grãos atinja 75 mil toneladas, um incremento de 36,6%


Estima-se que a produção total de grãos atinja 75 mil toneladas, um incremento de 36,6%

A colheita da canola está praticamente concluída no Rio Grande do Sul, maior produtor no País. O crescimento da área esteve acompanhado de incremento na produtividade das lavouras, favorecidas pelas condições climáticas do inverno.

De acordo com dados da CONAB (novembro de 2016), a safra atual apresentou 7% de aumento de área em relação ao ano passado, registrando mais de 47 mil hectares no Brasil. A produtividade média também deverá ser 30% maior, acima de 1.600 quilos por hectare (kg/ha). Estima-se que a produção total de grãos atinja 75 mil toneladas, um incremento de 36,6%.

Para o analista de transferência de tecnologia da Embrapa Trigo, Paulo Ernani Ferreira, a canola tem ganhado destaque entre os cultivos de inverno, tanto como alternativa para a rotação de culturas, como para a geração de renda. Segundo ele, a canola apresentou crescimento constante nos últimos três anos, com rendimentos variáveis em função das condições climáticas e da experiência do produtor. A produtividade média que em 2014 foi de 812 kg/ha, subiu para 1.236 em 2015 e chegou a 1.576 em 2016.

Em 2015, foi cultivado canola em oito estados brasileiros (RS, PR, MS, MG, GO, SC, SP e MT). Já em 2016, a canola esteve presente em cinco estados (RS, PR, MG, SC e MT), mas com aumento de área, especialmente no Rio Grande do Sul, com mais 47 mil hectares, expansão de 28% em relação ao ano passado. "A canola ainda é vista como alternativa na rotação de culturas, muitas vezes cedendo espaço para cereais como o milho safrinha e a aveia. Mas finalmente os produtores têm conseguido boas produtividades e constatam os benefícios da canola para os cultivos subsequentes, passando a cultivar canola todos os anos, ampliando gradativamente a área de cultivo", observa o pesquisador da Embrapa Trigo Gilberto Tomm.

Nesta safra, o clima favoreceu a canola no RS, com vários produtores alcançando rendimentos próximos aos 2.400 kg/ha. Foram registradas perdas isoladas em lavouras mais tardias, especialmente na região noroeste do Estado, devido a chuvas fortes que causaram debulha de lavouras prontas para colher. No Paraná, onde a área cultivada apresentou redução de 20% em relação a 2015 devido ao alto preço do milho safrinha, a canola sofreu perdas devido a geadas na floração, ainda assim encerrando a colheita com média de 1.400 kg/ha.

Na avaliação da CONAB, os resultados desta safra deverão estimular os produtores a investir ainda mais na cultura, posicionando a canola ao lado da aveia como cultura de inverno de melhor resultado ao produtor. Os preços seguem atrativos, oscilando entre R$ 66 e R$ 68 por saca de 60kg.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.