CI

Produção de etanol terá 1º queda em oito anos

Sa­fra de ca­na se­rá me­nor do que o pre­vis­to


A AgraFNP estima que a produção de cana-de-açúcar na safra brasileira de 2009/10 deve atingir 607 milhões de toneladas, 1,48% a menos que a estimativa anterior, divulgada em março. No Centro-Sul, a produção deve atingir 543 milhões de toneladas, inferior em 6 milhões de toneladas aos dados previstos anteriormente.

Segundo Bruno Boszczowski, analista da AgraFNP, a redução é resultado do grande volume de chuva registrado no Sudeste do Brasil em julho e também da fraca adubação realizada no final da safra. ""Com menor disponibilidade de crédito, muitos produtores ficaram sem capital para realizar a adubação correta nos canaviais"", disse.

A AgraFNP está estimando que a quantidade média de ATR (açúcar total recuperável) por tonelada de cana está até 16 quilos abaixo da registrada na safra 2007/08. Além das condições climáticas, o baixo índice de produtividade é reflexo da crise financeira que afeta o setor sucroalcooleiro com maior gravidade desde o final de 2008.

A empresa também reduziu sua expectativa de produção de etanol na safra 2009/10 em 600 milhões de litros em função dos eventos mencionados anteriormente. A produção de anidro deve atingir 8,9 bilhões de litros, 190 milhões a menos que a primeira estimativa. A produção de hidratado deve recuar para 17,9 bilhões de litros, 442 milhões de litros a menos que na projeção anterior.

""No total, a produção de etanol será menor que na safra passada. É a primeira queda em oito anos"", completa. Já a produção de açúcar deve recuar para 36,1 milhões de toneladas, 200 mil toneladas a menos que a estimada no início do ano.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.