A silvicultura vem ampliando espaços no Tocantins, graças à existência de condições favoráveis à produção, que vão desde a luminosidade e o clima propício, até a disponibilidade de terras e a logística para exportação. Os cultivos são diversos, com destaque para o eucalipto, teca, neem, seringueira e pinus.
Levantamento realizado pela Seagro no mês de setembro constatou que o Estado já conta com 36,5 mil hectares direcionados à reposição florestal, onde o eucalipto se destaca com 31,9 mil hectares plantados, contra 1,9 mil hectares de teca, gerando 33 mil empregos. A expectativa para 2010 é chegar a 78 mil hectares e 99 mil empregos.
Uma nova unidade de produção instaladas no município de Miracema do Tocantins, por exemplo, localizada a 80 quilômetros de Palmas, prepara-se para produzir inicialmente 15 milhões de clones de eucalipto e espera chegar a 50 milhões de mudas em 2010, gerando cerca de 350 empregos diretos. O investimento da empresa Viveiros Tocantins deve chegar a R$ 5 milhões quando estiverem concluídas todas as etapas da construção e retrata uma nova visão empresarial que começa a ganhar espaço no Estado: a produção sustentável de madeira em áreas desmatadas.
O plantio de eucalipto é uma opção atraente nesse segmento, por ter múltiplas utilidades, desde a fabricação de móveis até matéria-prima para produção de papel e de carvão para grandes usinas siderúrgicas. A empresa instalada em Miracema do Tocantins possui 32 variedades de clones, que se prepara para repassar as primeiras mudas aos produtores silvícolas, informa Glayton Carvalho Marques um dos proprietários.
A expectativa deMarques é montar um pólo florestal no Tocantins e para isso está tendo o apoio da Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seagro). Engenheira florestal do órgão, Ana Paula de Almeida é uma entusiasta do projeto. “A produção silvícola tem grande importância econômica, pois é mais uma opção para gerar emprego e renda, além de recuperar áreas degradadas”.
Agronegócio
Produção de eucalipto cresce no Tocantins
Estado já conta com 36,5 mil hectares cultivados com espécies florestais. eucalipto se destaca com 31,9 mil hectares plantados
Por:
O Popular