CI

Produção de feijão e arroz pode crescer de 8% a 14 % nos próximos 10 anos

Brasil deve ampliar colheitas de ambas as culturas com base na produtividade


Dois dos principais produtos da cesta básica do brasileiro devem ter perspectiva de aumento na produção nos próximos dez anos. Projeções da Assessoria de Gestão Estratégica do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) preveem aumento de 14% nas colheitas de arroz e de 8% na de feijão. Esses percentuais, no entanto, podem ser ainda maiores.

Para a produção de arroz, o Mapa estima que passe das atuais 12 milhões de toneladas para 13,7 milhões em 2023 – valor que pode alcançar 16,9 milhões de toneladas. Já a de feijão deve ampliar de 3,28 milhões de toneladas para 3,54 milhões de toneladas, com possibilidade de atingir até 4,7 milhões de toneladas. “Esses resultados devem ocorrer principalmente devido ao aumento da produtividade, graças ao uso de irrigação e de novas tecnologias nas lavouras”, explicou o coordenador de Planejamento Estratégico do Mapa, José Garcia Gasques.

A produção dos principais grãos – como soja, milho, trigo, arroz e feijão – deverá passar de 177,8 milhões de toneladas em 2012/2013 para 222,7 milhões em 2022/2023. No entanto, esse valor pode chegar na próxima década a 300 milhões de toneladas. Representa um acréscimo de 69,1% a atual produção desses cinco produtos. No entanto, segundo Gasques, “isso exigirá um esforço maior de crescimento, pois nos últimos dez anos a produção aumentou 58%”.

O Brasil é o maior produtor de feijão e um dos dez maiores de arroz do mundo.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.