CI

Produção de frango no Paraná é 5% maior no acumulado de 2016

Mais de 1,6 bilhão de cabeças foram abatidas no estado até novembro deste ano


Opção saudável para as ceias de fim de ano, a carne de frango é preferência no prato do brasileiro e está entre as proteínas mais consumidas no mundo. Atendendo a essa demanda contínua pelo alimento, principalmente em época de festas, o Paraná, maior produtor e exportador de aves do Brasil, já abateu 1,61 bilhão de cabeças de frango até novembro de 2016. O valor é aproximadamente 5% superior ao mesmo período do ano passado, quando 1,53 bilhões foram abatidas, apontam dados do Sindicato das Indústrias de Produtos Avícolas do Estado do Paraná (Sindiavipar).

Responsável por abastecer mais de 160 países, os embarques da carne de frango no Paraná também apresentaram um crescimento em torno de 5%, mostra levantamento da Secretaria de Comércio Exterior (Secex), vinculada ao Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC). Ao todo 1,43 milhão de toneladas foram exportadas pelo estado até novembro deste ano, enquanto em 2015, foram 1,35 milhões toneladas durante o mesmo período. Com estes números o estado responde por mais de 35% das exportações totais da carne de frango do país.  

Formam o ranking dos cinco maiores importadores Arábia Saudita, China, África do Sul, Emirados Árabes e Japão. Entre os motivos que permitem atender a tantos países e culturas em todo o mundo, o  presidente do Sindiavipar, Domingos Martins, destaca a qualidade e a sanidade do frango produzido no estado. “É o nosso ponto mais forte, eu acredito. As empresas paranaenses têm muita responsabilidade em relação a esses fatores. Todo o processo produtivo passa por alto grau de controle e exigência”, afirma.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.