Agronegócio

Produção de grãos no Paraná aumenta 3,1%

Apesar do crescimento na produção, a área plantada no Estado foi reduzida
Por: -Marco Sanchotene
1 acessos

No Paraná, a safra de grãos de 2006 cresceu 3,1% em relação a 2005, quando foram colhidas 22,3 milhões de toneladas de cereais, leguminosas e oleaginosas. No ano passado este número ficou em 23 milhões de toneladas, de acordo com o levantamento divulgado nessa terça-feira (09-01) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Apesar do crescimento na produção, a área plantada no Estado foi reduzida em 7,5%, de 8,6 milhões para 8 milhões de hectares.

Do total das 116,5 milhões de toneladas produzidas no Brasil em 2006, o Paraná respondeu por 19,8%, o que o torna o maior produtor de grãos do país, à frente do Mato Grosso (MG), o segundo colocado, que produziu 21,7 milhões de toneladas em 2006, uma participação de 18,6%. Em relação à área plantada no país, o Paraná contribuiu com 17,7% dos 45,9 milhões de hectares na safra passada, também o maior resultado do país.

Quanto às diferentes culturas de grãos, o Paraná lidera na produção de cevada e trigo, e fica no segundo lugar no cultivo do milho.

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink