CI

Produção de laranja em Rio Preto da Eva chega a 120 milhões de unidades por ano

Os dados são da Prefeitura do município, onde acontece neste final de semana, a Feira da Laranja


Com cerca de 2 mil hectares de plantações de laranja, Rio Preto da Eva (a cerca de 70 quilômetros de Manaus) abastece 70% do mercado da fruta no Estado, sendo o maior município produtor do Estado do Amazonas.

Os cerca de 2 mil produtores produzem, anualmente, 120 milhões de unidades da fruta, empregando diretamente e indiretamente para 1.900 pessoas. Os dados são da Prefeitura do município, onde acontece neste final de semana, a Feira da Laranja. 

De sexta (28) a domingo (30), os principais produtores do Estado estarão apresentando seus produtos e participando da programação da feira de negócios.

A estimativa é receber cerca de 250 mil pessoas durante os três dias de feira, que conta com uma programação cultural de dia e de noite, e que deve movimentar cerca de R$ 10 milhões em volume de negócios. 

Financiamentos

Na feira, pelo menos três instituições bancárias irão ofertar opções de financiamentos para os produtores rurais de Rio Preto, segundo informa o prefeito Anderson Sousa. “É uma grande oportunidade para os produtores que buscam financiamento já que os bancos já levam toda a estrutura no evento, dando mais agilidade e facilidades para os produtores”, disse.

Produção recorde

Ele destaca que a produção da Laranja tem recorde acima da média nacional, por conta do favorecimento do clima da região. “Rio Preto da Eva tem 14 horas de sol, o que beneficia a nossa produção. Enquanto a média nacional é de 400 frutos por pé, aqui no município, conseguimos até 1.200”, afirmou.

Empresas de veículos e equipamentos também apresentaram novos produtos e opções de financiamento. “A feira não era realizada há quatro anos e estamos muito felizes por trazer isso de volta, porque a feira mostra a força da produção de Rio Preto da Eva, que voltou a ter crescimento na sua produção rural”, disse Anderson.

Anderson Sousa ressalta que serão realizadas feiras de exposições, cursos de capacitação e visita a propriedades produtoras. “Nosso município se destaca pela produção rural, batendo recordes na produção de laranja, banana e peixes. A Feira da Laranja é muito importante no calendário para produção de novos negócios e ainda a valorização do nosso produtor”, disse o prefeito.

Safra

Nos meses de Junho e Julho, os produtores conseguem atingir o ápice da produção, por conta da chegada do verão amazônica. Desde janeiro, a prefeitura tem intensificado a recuperação dos ramais para facilitar o escoamento da produção.

Boa parte da produção é escoada para os programas do governo estadual da Merenda Escolar (Preme), Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e feiras dos produtores rurais na capital.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.